Zeca Dirceu defende ação conjunta para proteção e preservação do meio ambiente

Foto: Divulgação do mandato do deputado Zeca Dirceu

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), defendeu na quinta-feira (4), junto ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho Mendonça, a atuação conjunta com órgãos estaduais para fazer frente aos principais problemas do Paraná. “Discutimos a erosão de solos urbanos e rurais, além do assoreamento de rios importantes do estado”, afirmou.

“Também debatemos formas de preservar os remanescentes florestais e as nascentes, uma contribuição importante para os programas de reflorestamento do governo Lula, principalmente com a preservação das árvores símbolo do estado: as araucárias”, completou.

Na audiência com Rodrigo Agostinho Mendonça, o deputado também defendeu a implantação de força tarefa entre Ibama e ICMBio para o desmatamento zero ilegal e proteção dos parques e unidades de conservação federais.

Campo

A proteção e preservação do meio ambiente, segundo Zeca Dirceu, vai contribuir paulatinamente para reduzir os estragos causados pelas chuvas nas áreas urbanas e rurais, o que traz também prejuízos na agricultura, erosão do solo e o assoreamento dos rios. “Está claro que o desmatamento e o adensamento de áreas insalubres provocam as mudanças climáticas e as calamidades que estamos enfrentando”, disse.

No campo, diz o deputado, é necessário fortalecer e ampliar os programas de conservação e recuperação de solo com ações junto aos produtores rurais. “Esse trabalho específico, por exemplo, pode ser desenvolvido em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e Agricultura e as respectivas pastas em nível estadual, além dos órgãos estaduais e federais nas duas áreas”.

Dados do Embrapa apontam que o Paraná registrou em 2018, mais de 10 toneladas de solo erodidas por ano, um problema ambiental, econômico e agrícola, segundo o deputado.

Mata Atlântica

O deputado ainda entende como importante a atuação conjunta dos governos estaduais e federal na proteção e recuperação da Mata Atlântica, importante bioma brasileiro que abrange 15% do território nacional em 17 estados que concentram 72% da população brasileira e 80% do PIB nacional. “Esses estados, Paraná, em especial, que tem uma das maiores áreas remanescentes, podem ser atendidos com projetos e financiamentos internacionais para a restauração e conservação do bioma”.

O Paraná já faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e pela Rede Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica, formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai. As Iniciativas de Referência da Restauração Mundial se tornam elegíveis para receber apoio, financiamento e expertise técnica da ONU.

Junto com Santa Catarina e São Paulo, o Paraná compõe o maior corredor com faixa contínua de Mata Atlântica do mundo. A área, conhecida como Grande Reserva Mata Atlântica, é o maior e mais bem conservado remanescente do bioma no Brasil, com cerca de 28% da área total legalmente protegida e diversas Unidades de Conservação que correspondem a mais de 470 mil hectares.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Zeca Dirceu

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também