Zé Neto protesta contra fechamento de fábricas de licor artesanal do recôncavo baiano

Deputado Zé Neto (PT-BA) - Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Em ofício encaminhado ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, nesta quinta-feira (23), o deputado Zé Neto (PT-BA) manifestou insatisfação com a atitude “truculenta” do ministério em relação aos produtores de licor de Cachoeira, no recôncavo baiano. “É inaceitável o fechamento de fábricas de bebidas em pleno São João por parte do governo federal, através do Ministério da Agricultura. Uma atitude brusca, sem mesmo ter feito qualquer notificação anterior ou sem ter feito qualquer pactuação”, protestou.

O correto, na avaliação do parlamentar, era ter sido aberto um diálogo com os produtores daquela cidade com uma antecedência adequada. “Da forma como foi feito, foi desrespeitado o licor, que é uma referência econômica, histórica e cultural do nosso estado”, afirmou.

Zé Neto reiterou que a atuação do Ministério da Agricultura foi desrespeitosa com as comunidades tradicionais do recôncavo baiano, com famílias centenárias produtoras de licores artesanais, uma vez que é cultural esta produção familiar, sem escala industrial, como um meio de manutenção da cultura local.

“É preciso dialogo e não agressividade e falta de sensibilidade social, sobretudo num momento de dificuldade onde as pessoas se programaram para tirar algum ganho pós-pandemia, com dois anos parados e agora, ao invés de garantir assistência técnica, proteger, fomentar e dialogar, preservando a tradição e a cultura, o governo federal prefere atacar”, criticou o deputado.

Ele ainda citou que os meios de comunicação e redes sociais estão informando que a ação do Ministério da Agricultura foi feita a pedido de cervejarias.

 

PT na Câmara dos Deputados

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também