Zé Geraldo lamenta atraso em obra hidroviária no Pará

ZEGERALDO-PLENARIO

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) lamentou, em discurso no plenário da Câmara,  o atraso nas obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, maior empecilho para a completa navegabilidade da Hidrovia Araguaia-Tocantis. Segundo ele, elas vão ter que aguardar nova licitação para serem contratadas. Uma licitação em andamento, desta vez por meio do Regime Diferenciado de Contratação – RDC, teve seu intento frustado pela falta de empresas interessadas em tocar as obras, informou o deputado.

Apenas uma empresa apresentou proposta para a elaboração dos Projetos Básico e Executivo, Estudos Ambientais, bem como a Execução das Obras de Derrocamento para a Implantação do Canal de Navegação na região dos Pedrais  das Hidrovia de Tocantins, no Estado do Pará.

“O fato é que, como o prazo para apresentação da documentação venceu nesta quarta-feira(5) e não tendo a empresa apresentado a documentação a contento, seguramente a licitação será cancelada e teremos que aguardar que seja providenciado a publicação de um novo edital”, disse.

Ainda segundo o deputado Zé Geraldo, com obras orçadas em quase meio bilhão de reais, a retirada dos pedrais do leito do rio Tocantins é a segunda obra mais importante da hidrovia, depois das eclusas de Tucuruí, já concluídas. “Ela é fundamental para a completa conclusão da Hidrovia Araguaia-Tocantins e estratégica para o escoamento da produção, principalmente de grãos, das regiões Norte e Centro-Oeste do país, que hoje saem pelos portos de Santos e Paranaguá”, disse.

As obras de derrocamento compreendem um trecho de 43 quilômetros e permitirão que comboios de carga naveguem nos períodos em que o nível da água do Tocantins fica muito baixo, entre setembro e novembro. “A obra, além de regionalizar o escoamento da produção, tornará esta produção mais competitiva, já que o modal hidroviário é mais barato”, sustentou.

O deputado Zé Geraldo fez um apelo ao  DNIT para que reveja as condições que estão sendo propostas nos editais. Ele disse ainda que recorrerá  à presidenta Dilma para que intervenha e garanta a celeridade do processo.

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex