Zé Geraldo acredita em acordo em torno de MP sobre seguro desemprego

ZeGeraldo

O deputado Zé Geraldo (PT-PA), presidente da Comissão Mista destinada a emitir parecer à medida provisória (MP 665/14), que altera as normas para concessão do seguro desemprego e do abono salarial, avaliou nesta terça-feira (7) que acredita em entendimentos entre as partes (centrais sindicais, Congresso e Governo) para a construção de um texto de consenso para a MP.

“Nós (presidente e relator) vamos fazer um grande esforço para dialogar com os trabalhadores, com o governo e negociar uma formatação que atenda todos os envolvidos e, assim, possamos votar a MP”, disse Zé Geraldo, após o termino da audiência pública em que se ouviu representantes do movimento sindical.

Zé Geraldo fez questão de frisar que o governo tem a compreensão de que existe descontentamento por parte das centrais em relação ao texto base da medida provisória. No movimento sindical há o sentimento de retirada de pauta das medidas provisórias que promovem os ajustes. “Nós trabalhamos com a ideia de negociar. Ainda que a negociação tenha uma margem muito pequena para o governo, vamos trabalhar para negociar e votar as propostas, tanto na Câmara quanto no Senado”, reiterou.

Seguro defeso – De acordo com o deputado, entre os pontos que podem ser alterados na MP 665 está o Seguro Defeso no item que trata do tempo de registro de pescador. A MP estipula o tempo mínimo de três anos, mas os trabalhadores defendem a permanência da regra atual que é de um ano. Ainda nesse ponto, os sindicalistas defendem que a recepção do seguro continue sob a competência do Ministério do Trabalho. O governo quer atribuir essa recepção ao INSS.

Seguro-desemprego – Neste item, segundo Zé Geraldo, a polêmica está no tempo estipulado para o recebimento do benefício. As novas regras ampliam para um ano e meio o tempo de trabalho para que o empregado requeira o benefício. Na regra atual, o trabalhador, de forma involuntária, pode solicitar o benefício após seis meses de trabalho ininterruptos na primeira solicitação.

“Acredito que são três ou quatro pontos que mexem realmente na dinâmica econômica e social da vida dos trabalhadores. Resta saber se uma proposta de negociação desses pontos será aceita neste momento pelas centrais”, salientou Zé Geraldo.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também