Zarattini convoca presidente do BB para explicar propaganda em site acusado de divulgação de Fake News

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentou nesta segunda-feira (25), requerimento de convocação do presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes. O objetivo da convocação é investigar o uso de dinheiro público pelo BB para financiar sites de extrema direita e canais do YouTube acusados de disseminação de informações falsas. O deputado Rui Falcão (PT-SP) também é coautor da proposta.

As acusações surgiram no dia 19 de maio quando o Sleeping Giants Brasil detectou um anúncio publicitário do BB no site do Jornal da Cidade Online, classificado como “rede articulada de desinformação” pelo site “Aos Fatos”, especializado em desmentir notícias falsas. Então, o Sleeping Giants, movimento que expõe empresas que financiam, por meio de anúncios, sites de extrema direita e que disseminam notícias falsas, sugeriu ao BB bloquear o site e retirar a publicidade.

O BB chegou a anunciar na sua conta no Twitter que iria retirar o anúncio no site, mas voltou atrás e manteve a publicidade após reclamação pública do filho do presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Segundo o vereador, o BB “pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”.

Dinheiro público

Segundo Zarattini, é importante que o Congresso fiscalize o uso do dinheiro público e busque barrar a fábrica de Fake News no Brasil. “É preciso ir a fundo no uso de dinheiro público para alimentar a rede de distribuição de notícias falsas e ações do gabinete do ódio. Estamos investigando também quem são os empresários que também financiam mentiras na internet”, observou.

Veja o vídeo do deputado Zarattini sobre fake news:

 

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também