Uczai defende unidade dos movimentos que defendem energias renováveis

PUczai seminario

Nesta quarta-feira (21), em Brasília, o deputado Pedro Uczai (PT-SC) foi painelista no seminário “O setor elétrico brasileiro e a sustentabilidade no século 21: oportunidades e desafios”. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista e pela Comissão Legislativa Participativa, que tem por objetivo colher sugestões da sociedade civil organizada sobre os diversos temas da pauta legislativa.

O deputado Pedro Uczai, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Microgeração, voltou a defender alternativas de produção de energia renováveis se contrapondo ao modelo hegemônico através dos combustíveis fósseis que causam maiores impactos ambientais. Para o parlamentar, é preciso que as respostas sejam mais rápidas do poder público no sentido de executar políticas de incentivo a geração de energia limpa.

O petista citou uma experiência pioneira em andamento no estado Santa Catarina de microgeração com baixo impacto ambiental que é o chamado “Parafuso de Arquimedes”. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus de Chapecó está trabalhando na pesquisa e no desenvolvimento do protótipo do ‘parafuso’. Essa técnica de produção de energia consiste “numa máquina hidráulica em formato cilíndrico com um parafuso no seu interior que transporta água/fluídos entre locais com diferentes níveis de altura”.

O parlamentar também cobrou mais unidade dos movimentos que defendem a produção de energias com menos impacto ambiental. Para ele, o país possui um enorme potencial de produção nas diferentes matrizes, mas, muitas vezes, por disputadas menores e pontuais os projetos não caminham. “Queremos menos energia fóssil e mais energia renovável. Nós temos sol de graça no país e a maior quantidade do planeta, nós temos muita água com potencial para produção de energia, nós temos muito vento nas diferentes regiões do país e ainda temos biomassa em abundancia para produzir energia”, defendeu.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também