Vander Loubet (MS)

Vander Luiz dos Santos Loubet é bancário, bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É casado com Roseli, pai de Tamara e de Bernardo e avô de Liz.

Nasceu em Porto Murtinho, em 22 de janeiro de 1964, filho de Bernardo Loubet (militar da reserva do Exército Brasileiro) e de Aparecida Loubet (a “Dona Beca”, dona de casa). Mudou-se para Campo Grande em 1981, ainda adolescente, para estudar e batalhar por uma vida melhor.

No mesmo ano, passou a atuar no movimento estudantil secundarista (na Escola Mace) e, posteriormente, universitário (na antiga Fucmat, atual UCDB). Também deu os primeiros passos na política como um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso do Sul.

Três anos depois, em 1984, como funcionário do extinto banco Banorte, ingressou no Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, onde lutou pelos direitos dos trabalhadores dessa categoria.

Entre 1991 e 1998, Vander foi chefe de gabinete de Zeca do PT, primeiro deputado estadual do partido no estado. Nesse período, ajudou o mandato a criar uma forte relação com os movimentos sociais, na luta pela defesa dos servidores públicos, dos trabalhadores sem-terra e dos povos indígenas.

Em 1995, foi eleito foi presidente do Diretório Municipal do PT da Capital.

Entre 1999 e 2002, ocupou os cargos de secretário estadual de Governo e de secretário estadual de Infraestrutura, Obras e Habitação, período no qual foi peça fundamental na elaboração e na execução dos programas, obras e ações que modernizaram e transformaram Mato Grosso do Sul e seus municípios.

Em 2001, foi eleito presidente do Diretório Estadual do PT.

Em 2002, disputou sua primeira eleição, sendo eleito deputado federal com 101 mil, o mais votado da história de Mato Grosso do Sul até então. Foi ator decisivo na construção do governo Lula, ajudando a aprovar na Câmara Federal os projetos e medidas que tiraram 28 milhões de pessoas da pobreza absoluta, que fizeram 36 milhões de pessoas ascenderam à classe média e que garantiram ao Brasil um período de forte crescimento econômico e aumento do poder aquisitivo da classe trabalhadora.

A atuação de Vander na Câmara Federal ganhou o reconhecimento da população. Foi reeleito em 2006, 2010, 2014 e 2018, sendo o único deputado federal de Mato Grosso do Sul em atividade a cumprir o quinto mandato consecutivo em Brasília. Assume o sexto mandato em 2023, reeleito com 76.571 votos. 

 

Vander Luiz dos Santos Loubet

Nascimento: 22/1/1964
Naturalidade: Porto Murtinho, MS
Profissões: Bancário e Funcionário Público
Gabinete: 838, Anexo 4, Telefone: 3215-5838, Fax: 3215-2838

https://twitter.com/vanderloubet

https://www.facebook.com/vanderloubet

http://www.instagram.com/vanderloubet

https://vanderloubet.com.br/deputado/

 

ÚLTIMAS POSTAGENS