PT continua sendo o partido preferido pela maioria dos brasileiros

Divulgação, do Site do PT

A última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (8), que mostra uma rejeição recorde ao governo Jair Bolsonaro (51%) e que revela que a maioria da população vê o chefe do governo federal como desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente, traz ainda uma outra informação relevante para conjuntura política do País: o PT continua sendo o partido preferido dos brasileiros.

Apesar de todos os ataques, representados, por exemplo, pela conduta da Lava Jato ao longo dos últimos anos, e do chamado “antipetismo”, o partido do ex-presidente Lula aparece muito à frente de outras legendas.

Dos entrevistados no último levantamento do Datafolha, 22% disseram ter o PT como partido de preferência. O PSDB e o MDB aparecem com 2% cada e o PDT, PSOL e PSL aparecem com 1% cada. Os que disseram ter outro partido de preferência somam 7% e os que disseram não ter sigla de preferência somam 59%.

Sementes de Esperança

O resultado da pesquisa foi comentado e comemorado por vários parlamentares da Bancada do PT em suas redes sociais. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) citou a diferença entre o PT, a legenda preferida por 22% dos brasileiros e o segundo colocado, com apenas 2% da preferência. “Tudo fizeram pra nos enterrar, não sabiam que somos sementes. Sementes de esperança”, afirmou.

 

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) também deu destaque para a pesquisa que traz a liderança do ex-presidente Lula na disputa eleitoral do próximo ano, com destaque para o item da preferência partidária. “O Partido dos Trabalhadores (PT) é o mais querido do Brasil”, comemorou.

O deputado José Guimarães (PT-CE) também destacou a força do partido e a preferência dos brasileiros pelo PT, divulgando o resultado da pesquisa com foto sua com o ex-presidente Lula, a presidenta da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o Secretário Nacional Geral, deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e o ex-prefeito de São Paulo e último candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad.

Preferência pelo PT é histórica

A preferência do eleitorado pelo PT não é novidade: os brasileiros preferem o partido desde a década de 1990. O melhor momento do PT foi em abril de 2012, quando quase um terço dos brasileiros (31%) manifestou preferência pela sigla.

A preferência crescente pelo PT recuou, no entanto, em 2019, mas já apresenta nova subida, superando o patamar de 2018.

Veja uma curta retrospectiva da porcentagem de brasileiros que disseram preferir o PT, segundo o Datafolha:

Abril/2016 – 11%;

Abril/2018 – 20%;

Agosto/2018 – 24%;

Abril/2019 – 14%;

Julho/2021 – 22%.

 

PT na Câmara, com site Brasil 247

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também