Piso salarial: Com voto do PT, Congresso derruba veto a agentes comunitários de saúde e de endemias

Agentes de saúde comemoram vitória nas galerias da Câmara dos Deputados. Fotos: Lula Marques

Na última sessão legislativa do ano, parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara comemoraram nesta sexta-feira (17), a derrubada de vetos de Jair Bolsonaro a projetos de interesse do povo e da classe trabalhadora brasileira. Entre esses vetos, eles destacaram aquele referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que autorizava o reajuste do piso salarial de agentes comunitários de saúdes e de agentes de combates às endemias.

O veto derrubado estabelece que a Lei Orçamentária e os créditos adicionais devem discriminar em categorias de programação específicas as dotações destinadas às despesas com o reajuste do piso das categorias.

O líder da Minoria no Congresso, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), contou sobre o esforço que foi feito junto a outros partidos para que o veto de Bolsonaro a essa proposta fosse derrubado.

Deputado Arlindo Chinaglia. Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

“O governo não queria que fosse derrubado o veto lá no início. Portanto, lá no início, nós conversamos com todos, com cada partido, com cada líder que apoia o governo ou não é oposição, como nós somos. E isso resultou no acordo, que eu também comemoro, o acordo que ontem nós conseguimos para derrubar o veto”, relatou e celebrou o deputado.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) destacou a luta dos agentes de saúde desde o primeiro momento em que a proposta chegou ao Congresso Nacional. “Olha, essa categoria é tão lutadora e tão valiosa, que nós aqui no Congresso Nacional já estamos acostumados com a presença deles aqui. E eles fazem muito bem em vir aqui e exigir seus direitos, pois conquistam esses direitos. Isso é a coisa mais bonita, mais bacana. Há a unidade dessa categoria nacionalmente. Parabéns pela luta! Continuem unidos, batalhando e, cada vez, conquistando”, comemorou.

Deputado Carlos Zarattini. Fotos: Lula Marques

O deputado Afonso Florence (PT-BA) também destacou a resistência e a luta da categoria de agentes comunitários de saúde e de endemias. “Uma conquista grande porque nós sabemos que esses profissionais, agentes comunitários e agentes de endemias são fundamentais para o programa de saúde da família, para atenção básica e para a saúde preventiva coletiva. Considero que é uma vitória do povo brasileiro, mas principalmente também da mobilização dessas categorias, e mais uma derrota do governo Bolsonaro”, frisou Florence.

Deputado Afonso Florence.

Encheram de vida este parlamento. Foi assim que a deputada Erika Kokay (PT-DF) saudou a vitória dos agentes de saúde. “Por muito tempo, essas galerias estiveram fechadas. Hoje, as portas se abriram para quem merece ter todas as portas abertas nesta Casa e em todos os cantos do Brasil, aqueles que fazem a saúde andar e que ali dialogam e estabelecem e concretizam o programa Estratégia de Saúde da Família”, reconheceu.

Deputada Erika Kokay.

Líder Bohn Gass comemora derrubada do veto de Bolsonaro

 

Benildes Rodrigues, com Agência Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também