Petistas reafirmam apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que garantem a comida na mesa dos brasileiros

Divulgação - Agência Alagoas - Governo do Estado de Alagoas

O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, comemorado no dia 25 de julho, foi marcado pela solidariedade e pela união entre o campo e a cidade. Em alguns municípios brasileiros os pequenos produtores fizeram doação de alimentos, uma ação liderada pelos integrantes do MST e da Via Camponesa. A presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), destacou em sua rede social que neste fim de semana, o MST partilhou 48 toneladas de alimentos na região Centro do Paraná. “A produção de alimentos e a solidariedade de classe é condição na luta pela libertação dos oprimidos e oprimidas”, afirmou.

Gleisi enfatizou ainda que, além de garantirem comida na nossa mesa, os agricultores familiares também contribuem com a merenda escolar, levando alimentos saudáveis e mais baratos para nossas crianças. “O setor foi uma das prioridades do PT, que criou e regulamentou programas que incentivam até hoje a produção e venda de alimentos”, lembrou.

A distribuição de alimentos em Sergipe aconteceu no sábado (24), quando os participantes do evento solidário também se somaram às manifestações pelo Fora Bolsonaro, por auxílio emergencial, vacina no braço e comida no prato. Os movimentos populares do campo sergipano doaram mais de 50 toneladas de alimentos produzidos nas áreas onde vivem, fruto da reforma agrária e comunidades camponesas.

Macaxeira, mamão, arroz, farinhas de milho e de arroz, feijão, milho, entre outros, foram trazidos de várias partes do estado. O deputado João Daniel (PT-SE) participou das manifestações e também doou um caminhão de milho plantado no seu lote no assentamento. Os alimentos receberam a benção dos padres Soares e Givanildo e do pastor André Bender e foram doados para entidades e projetos que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social na capital e grande Aracaju.

“Ação importantíssima de solidariedade protagonizada pelos movimentos do campo, para levar comida à mesa daqueles que precisam e estão sendo negligenciados por este governo criminoso”, afirmou João Daniel, explicando que além dos de alimentos, foram distribuídas mudas de árvores nativas da caatinga, doadas pela Chesf, entre os presentes para serem levadas pelos assentados para o reflorestamento das áreas.

Dia do colono e do motorista

Em homenagem à data, o líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS) publicou um vídeo agradecendo a essa “brava gente que trabalha no campo e nas estradas do Brasil”. Ele citou que como parlamentar tem lutado para garantir que a agricultura familiar seja reconhecida e apoiada. “E tenho lutado bastante para que o Brasil tenha uma política de preços justos para os combustíveis. Não aceito o abandono que Bolsonaro submeteu a nossa agricultura familiar. E não aceito que o preço do diesel, da gasolina, do álcool e do gás seja estipulado por um mercado que só pensa no próprio lucro e não leva em conta a dificuldade por que passam os nossos produtores e motoristas”, criticou.

Ele aproveitou ainda para reafirmar o seu compromisso de seguir lutando ao lado dos homens e das mulheres do campo e das estradas.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), coordenador do Núcleo Agrário do PT, também postou vídeo em sua rede social vídeo em homenagem aos agricultores e motoristas de todo o Brasil. “Os agricultores familiares e camponeses produzem os alimentos e são os motoristas que transportam para todos os rincões desse nosso País com dimensões continentais”, destacou.

O deputado Afonso Florence (PT-BA) que foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma, ao comemorar o Dia do Agricultor e Agricultura lembrou da sua luta na pasta para fortalecer a agricultura familiar com a implantação da Política Nacional para os povos e comunidades tradicionais, além da participação da elaboração do Plano Brasil sem Miséria e da Rede Rural. Florence assegurou ainda que segue firme sua luta no Parlamento em defesa da categoria.

Sempre presente na mesa dos brasileiros

O deputado Patrus Ananias (PT-MG), que também foi ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma, enfatizou que lutar pela agricultura familiar é lutar pelos trabalhadores do campo, contra a fome e por alimentação saudável para todos. Ele lembrou que a agricultura familiar está presente todos os dias nas mesas dos brasileiros. O setor é responsável por 70% da mandioca, 40% do café, 64% da produção nacional de leite, 23% do feijão e 18% do trigo consumidos pela população brasileira.

Ele citou ainda dados do Censo Agropecuário 2016-2017 que mostram ainda que 31% do número de cabeças de bovinos, 45,5% das aves, 51,4% dos suínos e 70,2% de caprinos são provenientes da agricultura familiar. “São cerca de 10 milhões de pessoas, entre pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, responsáveis por abastecer nossas famílias e garantir segurança alimentar”, enfatizou.

No entanto, lamentou Patrus, “o que vemos hoje no Brasil é a destruição das políticas de apoio à agricultura familiar e sua subordinação ao agronegócio exportador, o que têm gerado sérias consequências para a população, como a alta dos alimentos e o aumento da fome, além de colocar em risco a sobrevivência de camponeses e produtores rurais”, protestou.

Orgulho

Para o deputado Beto Faro (PT-PA) é com muito orgulho que ele parabeniza todos os agricultores e agricultoras familiares que trabalham duro, dedicando-se ao máximo para levar alimento de qualidade para milhares de famílias. “Reconhecemos que cada um de vocês é símbolo de resistência e de luta, mediante ao desgoverno atual que vem fazendo movimentações contra a categoria”, afirmou, também reafirmando o seu compromisso de apoiar a categoria.

O deputado Padre João (PT-MG), ao comemorar a data, lembrou que é a agricultura familiar que alimenta o Brasil com alimentos limpos e saudáveis, livres de agrotóxicos, preservando a saúde do povo e do meio ambiente. “Nossa luta e apoio sempre a estes guerreiros e guerreiras”, garantiu.

E o deputado Zé Carlos (PT-MA) disse que se orgulhava em fazer um mandato de trabalho voltado para o fortalecimento agricultura familiar em seu estado, “que apoia a agricultora e o agricultor familiar, que com seu suor contribuem no enfrentamento da extrema pobreza”.

 

O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) também destacou que neste domingo, é dia de homenagear os agricultores familiares “que trabalham com dedicação, geram desenvolvimento no campo e na cidade, e colocam alimento em nossas mesas”. E acrescentou que a homenagem era também para os motoristas “que ajudam a construir o País, transportam sonhos e vidas com respeito, atenção, paciência, segurança e tantos outros atributos”.

E o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) disse que o dia muito importante para o país e para o seu estado. “Nesta data, agradecemos aqueles que são essenciais ao desenvolvimento do Brasil: os colonos e os motoristas. São duas categorias que abraçam o nosso País, construindo o futuro!”, frisou.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também