Petistas exaltam discursos de estadista que Lula faz na Europa

Lula ao lado de Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos. Foto: Ricardo Stuckert

Discurso emblemático feito pelo ex-presidente Lula no Parlamento europeu nessa segunda-feira (15) – e o fato de ele ter sido aplaudido de pé pelos congressistas do Bloco Social Democrata na Europa – foi destaque na imprensa internacional, nas redes sociais e também nas falas dos parlamentares da Bancada do PT na tribuna da Câmara, no dia de hoje (16).

“O Brasil, que em 2014 saiu do Mapa da Fome da ONU pela primeira vez na história, hoje copia o que o neoliberalismo trouxe de pior ao mundo: alta concentração de renda, baixa geração de empregos, destruição de direitos trabalhistas, desmonte das políticas sociais, ausência do Estado, abandono dos mais pobres à própria sorte”, diz trecho da exposição do ex-presidente Lula.

Pela importância desse conteúdo que ganhou as páginas dos grandes jornais estrangeiros, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) pediu que o discurso do ex-presidente Lula fique registrado nos anais da Casa.

“Lula chamou a atenção e a responsabilidade de todos os líderes mundiais para o enfrentamento da crise climática. Eu mesmo que estive agora, na COP 26, posso dizer que faltou — e todos aqueles, em especial da sociedade civil do mundo todo, chamavam a atenção — uma liderança como o presidente Lula para governar este País, dar outra dimensão a esse debate global da crise climática e chamar a responsabilidade do mundo todo”, destacou Tatto.

Mídia omissa

Em sua fala da tribuna, o deputado criticou a mentalidade tacanha da imprensa brasileira que reage na contramão do conteúdo jornalístico de interesse público que deveria ser levada ao conhecimento da população brasileira.

“Chamo a atenção de que eu também estava olhando nas redes sociais que a visita do presidente Lula nesse giro na Europa está tendo repercussão na imprensa do mundo todo, nos países da África, Ásia, Europa, América do Norte e vários países da América Latina. Mas não se encontra uma linha na imprensa brasileira. E por que não encontra? Justamente, pelo primor da fala do presidente Lula”, alfinetou Nilto Tatto.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também abordou esse “sumiço” da mídia em evento de cunho internacional, importante para o Brasil. “Lula está lá falando sobre as verdades do Brasil e as alternativas que temos. No entanto, há um silêncio midiático no País. Parece que tentam calar esse fato glorioso e vitorioso de Luiz Inácio Lula da Silva, porque o Brasil voltará a ter a sua força positiva”, observou.

Benedita destacou a visibilidade da passagem do ex-presidente Lula em visita à Europa nos veículos de comunicação da maior parte do mundo. “Os jornais internacionais, as mídias alternativas independentes, todas estão registrando essa passagem. Agora, o que não estão registrando e que nós estamos sabendo é que em Dubai estão pagando R$ 38 mil de diária…”, ironizou a parlamentar ao se referir ao escândalo das diárias da comitiva de Bolsonaro que viajou a Dubai.

Estadista

O deputado Leo de Brito (PT-AC) traçou um paralelo entre a recente visita de Jair Bolsonaro à Europa, na reunião dos G20 e, agora, a ida do ex-presidente Lula àquele continente. Leo de Brito disse ainda, que o Brasil e o mundo viram o presidente Bolsonaro ser ignorado no G20 e o ex-presidente Lula ser exaltado como um grande estadista.

“Nós vimos o ex-presidente Lula chegar à Europa e se reunir com o Olaf Scholz, o primeiro-ministro eleito, do Partido Social Democrata da Alemanha; se reunir no Parlamento europeu, em Bruxelas e ser aplaudido de pé, porque esse, sim, representa os interesses do Brasil, a retomada da imagem positiva que o Brasil sempre teve”, reconheceu Leo de Brito.

“Infelizmente, a imagem do Brasil hoje é uma imagem da mentira, da incompetência e da omissão, principalmente na pandemia. Essa imagem o Brasil precisa tirar, de uma vez todas, do seu rótulo”, assinalou.

Nessa mesma linha o deputado Célio Moura (PT-TO) acrescentou em sua fala: “Lula brilha no Parlamento europeu. Ovacionado, aplaudido de pé por todas as pessoas que participam com ele dos debates sobre a política da Europa, a política do planeta. Ele é um orgulho para todos nós brasileiros. Enquanto o outro presidente da República é humilhado, é vaiado, fica perdido e esquecido como foi no caso da Itália, onde não foi sequer abraçado por nenhum dos dirigentes dos países que ali estavam. Lula é aplaudido em toda a Europa”, discursou orgulhoso, o deputado.

Em sua fala, o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) avaliou que a antítese do atual presidente da República do Brasil é exatamente Luiz Inácio Lula da Silva. “Na Europa, para tratar de temas caros para o nosso País, um verdadeiro estadista, é aplaudido de pé no Bloco Social Democrata na Europa. Ou seja, ele é alguém que é cultuado, é respeitado e que presidia, no momento em que foi presidente, a sexta maior economia do mundo”, lembrou.

Já o deputado Marcon (PT-RS) destacou a abordagem humanista, de unidade, solidariedade e contra a cultura do ódio adotada pelos extremistas de direita que ocupam cadeiras no Palácio do Planalto.

Lula defende o povo brasileiro

“Lula, no Parlamento europeu, estava fazendo a sua palestra, recebendo prêmio, colocando que o Brasil precisa terminar com ódio, com a mentira, com o preconceito. Precisamos da paz, da união, de buscar o desenvolvimento sustentável, de dar voz e vez para os pobres, e precisamos acabar com a fome”, defendeu Marcon.

O deputado frisou também que Lula, por onde vai, defende o povo brasileiro. “Foi assim a história política do companheiro Lula que deve ir, em 2023, à Europa e ao mundo como presidente da República”, sentenciou.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também