Petistas denunciam golpe para aprovar o semipresidencialismo

Bolsonaristas sabem que devem perder as eleições e articulam golpe contra a democracia. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Parlamentares da Bancada do PT utilizaram as suas redes sociais nesta sexta-feira (18) para denunciar um golpe, em andamento, contra a soberania popular e para tentar tumultuar o processo eleitoral. Eles se referem ao grupo de trabalho criado nesta quinta-feira (17) pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a adoção no País do semipresidencialismo – sistema de governo no qual o presidente eleito divide a gestão com um primeiro-ministro, indicado por ele e avalizado pelo Congresso.

O líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), resumiu a proposta do presidente da Câmara: “É golpe”. “Debater semipresidencialismo agora é tentar tumultuar o processo eleitoral. Um golpe contra a soberania popular. A proposta já foi rejeitada em plebiscito e querem tratar num grupo de trabalho, instância que nem existe no Regimento Interno da Câmara”, denunciou.

Na avaliação do deputado Rogério Correia (PT-MG), o Centrão sabe da derrota de Bolsonaro e acena com o golpe do parlamentarismo, apelidado de semipresidencialismo. “A mudança só pode ocorrer via plebiscito, que já foi feito. Agora, Arthur Lira chama o expert Michel Temer para comandarem a quartelada institucional”, criticou.

O grupo de trabalho será coordenado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e contará com a participação de parlamentares do Novo, PV, Republicano, PP, PTB, PCdoB, União e Pros. O colegiado terá ainda um conselho consultivo, coordenado pelo ex-ministro Nelson Jobim, com a participação do ex-presidente golpista Michel Temer. O grupo dispõe de 120 dias para concluir o trabalho, prorrogáveis pelo mesmo período.

Intolerância da direita

Na avaliação da deputada Natália Bonavides, o debate sobre semipresidencialismo “é a prova da intolerância da direita, bolsonarista ou não, com um possível novo governo popular. A prioridade do Parlamento brasileiro agora deve ser combater a fome, o desemprego, a miséria e o desalento que assola a vida do povo. Lamentável!”.

E a deputada Maria do Rosário (PT-RS) ironiza: “Semipresiencialismo com Lula favorito em todas as pesquisas? Atenção: o nome disso é golpe!”

Brasileiro elege presidente

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) frisou que o povo brasileiro elege presidente. Decidiu isso em plebiscito. “Não elege semipresidente, meio presidente. Tem gente que não conseguiu emplacar terceira via e tenta se fortalecer, construindo uma ameaça de golpe. Vejam que grave o novo grupo da Câmara dos Deputados. Até o que se diz príncipe vai participar”, denunciou.

E o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que o golpe vem “pelas mãos do Arthur Lira”, que acaba de criar o grupo de trabalho para discutir o semipresidencialismo. “A fórmula do Arthur Lira é a de propor o semipresidencialismo e abastecê-lo com orçamento secreto”, denunciou.

O deputado Rubens Otoni (PT-GO) afirma: “Não vamos aceitar”, e indaga se é mais um golpe?. “Arthur Lira escala Temer e apoiador da Ditadura para avançar a PEC do semipresidencialismo. O que você acha disso?”.

Entenda

O semipresidencialismo é um meio-termo entre o parlamentarismo e o presidencialismo. Neste sistema de governo, a figura do presidente da República fica mantida como nos moldes atuais – escolhido em eleições diretas –, mas introduz no cenário político o primeiro-ministro, que é indicado pelo presidente eleito.

No presidencialismo – que é o sistema de governo em vigor no Brasil – o presidente da República acumula a função de chefe de Estado com chefe de governo.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também