Petistas criticam general Heleno por autorizar garimpo de ouro em áreas preservadas na Amazônia

Foto: Greenpeace

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais, nesta segunda-feira (6), para criticar o governo Bolsonaro por permitir a destruição da Amazônia, ao mesmo tempo em que mente ao mundo afirmando que está protegendo a região. As declarações são uma reação à reportagem da Folha de S. Paulo de hoje, que aponta o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, como o responsável pela autorização do avanço de sete projetos de exploração de ouro na região de São Gabriel da Cachoeira (AM). Conhecida como Cabeça do Cachorro, a área é uma das mais preservadas da Amazônia e onde vivem 23 etnias indígenas.

Ao comentar mais este escândalo ambiental, o líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), afirmou que a destruição da Amazônia não ocorre por acaso, mas é uma “política oficial” do governo Bolsonaro.

“Governo Bolsonaro autorizou garimpo em áreas preservadas da Amazônia. E mentiu ao mundo na Conferência Mundial do Clima (COP-26), quando deu dados falsos sobre o desmatamento na Amazônia. Ou seja, a devastação é a política oficial deste governo para a Amazônia”, afirmou.

Além da destruição ambiental, o deputado Nilto Tatto (PT-SP) criticou a ação do general Augusto Heleno ao lembrar que as áreas liberadas para garimpo estão em uma faixa de 150 km na fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela.

“General Heleno é um militar que de patriota não tem nada. Um ser que fala de soberania nacional, quando sacrifica o patrimônio nacional, fragiliza nossas fronteiras e coloca em risco o futuro do País em benefício de interesses privados”, acusou.

;

Segundo levantamento feito pela reportagem da Folha, Augusto Heleno concedeu 81 autorizações de mineração na Amazônia desde 2019, entre permissões de pesquisa e de lavra de minérios. Os assentimentos prévios no governo Bolsonaro, incentivador do garimpo em terras da União, envolvem área de 587 mil hectares, quase quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Apenas os sete projetos na região de São Gabriel da Cachoeira englobam 12,7 mil hectares.

Leia abaixo outras declarações de petistas repudiando os atos do ministro de Bolsonaro:

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “General Heleno autoriza projetos de garimpo em área mais preservada da Amazônia. Sete projetos foram autorizados em área intocada em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do Brasil. É ou não é o governo da destruição e da morte?”.

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Além de mentir, esse pessoal não tem é vergonha na cara mesmo. Como ainda têm coragem de ir a eventos sobre o clima e meio ambiente e dizer que estão ajudando a preservar a Amazônia?”.

Deputado Afonso Florence (PT-BA) – “Mais um absurdo, ato criminoso! General Heleno dá aval e comanda avanço do garimpo de ouro na Amazônia. Região, conhecida como Cabeça do Cachorro, é uma das áreas mais preservadas da Amazônia e abriga 23 etnias indígenas”.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Governo da devastação ambiental! Em mais um ataque à Amazônia e aos povos indígenas, gal Heleno autoriza garimpo em áreas intocadas da floresta, onde vivem cerca de 20 etnias indígenas. Além de ameaçar a preservação ambiental, Bolsonaro coloca em risco a vida dos povos indígenas”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “O governo Bolsonaro destrói o meio ambiente e coloca em risco nossos povos originários. E eles ainda têm a cara de pau de dizer no exterior que a Amazônia está intacta, “igual em 1500”.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Absurdo! General Heleno autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro numa região praticamente virgem da Amazônia, algo que não acontecia nos últimos dez anos. Governo da destruição! ”.

Também comentaram a notícia os deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Rubens Otoni (GO), José Guimarães (CE), Paulo Teixeira (SP) e Natália Bonavides (RN).

Héber Carvalho com informações da Folha de São Paulo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também