Paulo Pimenta requer ao MP investigação de universidade protestante que usa recursos públicos para evangelizar indígenas

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou representação na Procuradoria Regional da República no Estado do Paraná para que seja aberta investigação contra a UniMissional, entidade que funciona como um braço da Universidade Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar) e foi criada com o objetivo de evangelizar as populações indígenas com recursos públicos oriundos de programas educacionais do governos federal e municipal.

De acordo com reportagem publicada pelo Intercept, o governo Bolsonaro está financiando o envio de missionários camuflados como professores, fisioterapeutas e enfermeiros a terras indígenas. A UniMissional se vale do carimbo de qualidade do Ministério da Educação, do Enem e do dinheiro público do Fies e do Prouni, que financia cursos superiores privados, para seduzir jovens estudantes na missão de converter povos nativos ao cristianismo evangélico.

Etnocídio

Para o parlamentar, há fortes indícios de que os programas educacionais do Ministério da Educação e da prefeitura de Maringá, que deveriam ser implementados de forma impessoal e com objetivos educacionais, estejam financiando projetos confessionais de evangelização de indígenas no Brasil e ao redor do mundo.

Um trecho do documento diz que é fundamental ter claras “as razões pelas quais a UniCesumar foi alçada à qualificação de Universidade pelo Ministério da Educação, bem como perquirir a relação entre UniCesumar e UniMissional, principalmente no que toca a transferência de recursos públicos para o financiamento de projetos e programas confessionais e que não guardam qualquer relação com o Plano Nacional de Educação”.

Na representação, Paulo Pimenta requer a abertura dos procedimentos cíveis e administrativos para que sejam investigados os fatos e, sobretudo, assegurar que os direitos dos povos indígenas, constitucionalmente protegidos, não sejam abalados por iniciativas que venham a descaracterizar a própria existência deles.

UniMissional

A UniMissional é de um dos filhos de Wilson de Matos Silva, reitor e fundador da UniCesumar, Weslley Kendrick Silva, diretor de Relações Institucionais do Grupo e também pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Na página eletrônica da UniMissional constam ofertas de “mais de 100 cursos de graduação ou pós-graduação com qualidade UniCesumar de ensino” e a promessa é de “formação acadêmica e missional para servir no Reino de Deus em todo o tempo e em todo lugar!”.

A UniCesumar, também em 2020 e durante a pandemia, obteve uma vitória importante. Após dois anos de trâmites legais, ela foi promovida de Centro Universitário à Universidade através da Portaria nº 3671, assinada pelo então Ministro Abraham Weintraub. O novo status garante maior autonomia para criar cursos e programas.

Vale lembrar que após as eleições presidenciais, Wilson de Matos Silva chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Educação. Depois, o reitor e fundador da UniCesumar foi nomeado para ocupar um dos assentos do Conselho Nacional de Educação (CNE), por Bolsonaro, mas ele decidiu não assumir o cargo.

Lorena Vale com Revista Fórum

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também