Padre João repudia ataque sofrido pelo Povo Indígena Xacriabá

Fogo na aldeia em São João das Missões (MG). Foto: Divulgação

Em nota, o deputado Padre João (PT-MG) lamentou e repudiou o ataque sofrido pela Aldeia Barreiro Preto do Povo Indígena Xacriabá. Segundo o parlamentar, na madrugada desta quinta-feira (24), a aldeia foi alvo de incêndio criminoso, que destruiu totalmente a Escola Xukurank e a Casa de Medicina da Aldeia, localizada em São João das Missões (MG).

“Repudiamos esse ato criminoso que precisa ser investigado e os culpados precisam pagar pelos atos criminosos”, diz a nota.

O parlamentar mineiro disse que o povo indígena “vem sendo massacrado pelo governo federal e seus cúmplices na Câmara”. O parlamentar lembrou que ontem (23), essa Casa legislativa aprovou “o PL 490, que põe fim às demarcações dos territórios indígenas e quilombolas”.

O deputado Lembrou ainda, que as forças de segurança do governo “têm agido com violência contra os povos indígenas, favorecendo mineradoras, exploração de madeira ilegal nos territórios já demarcados”.

Para ele, é inadmissível essa perseguição à comunidade indígena. “Os índios são os guardiões de nossa biodiversidade, de nossas florestas. É preciso preservar estes povos, como está previsto na Constituição de 1988”, defendeu Padre João.

“Desde o ano 1500, estes povos, donos destas terras, vêm sendo explorados e massacrados. Chega. Um pedaço para quem é dono de tudo isto. Este governo assumiu dizendo que índios não teria nenhum palmo de terra a mais. Não vamos tolerar isto, genocida”, diz a nota de repúdio assinada pelo parlamentar mineiro.

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também