Padre João debate sobre a situação da BR-040 em audiência pública

Deputado Padre João. Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

O deputado federal Padre João (PT-MG) participou de audiência pública da Câmara Municipal de Congonhas, no último dia 16, para discutir sobre a implementação de melhorias de segurança na BR-040.

A Concessionária “VIA 040” do grupo Invepar obteve a concessão do trecho da BR entre Juiz de Fora e Brasília em 2013. Pelo contrato, a empresa deveria duplicar toda área de concessão em quatro anos, ou seja, até 2018. O pedágio só poderia ser cobrado quando atingisse 10% de duplicação de toda obra. Em 2014, foi autorizada a cobrança de pedágio nas 11 praças construídas no trecho, mesmo não tendo duplicado os 10% estipulados.

Foram duplicados apenas 73 km até hoje, onde o custo da obra é mais barato pela topografia plana e reta, nas proximidades de Minas com Goiás.

Pedágio aumenta

Depois de muitas denúncias e cobranças feitas pelo deputado federal Padre João, com requerimentos, audiências públicas, debates e reuniões, a empresa devolveu a BR ao governo federal. Devolveu, mas continua cobrando pedágio e fazendo apenas limpeza nas laterais e operação tapa-buraco. E o pedágio aumenta a cada ano, e o usuário paga por um serviço que não existe.

O decreto de Bolsonaro Nº 10.248, de 18/02/2020 oficializou a relicitação do trecho, aprovada pela ANTT.

Padre João afirma que vai continuar sua luta pela duplicação da BR-040 e espera que a empresa devolva o dinheiro que arrecadou nos pedágios e que ele seja utilizado para duplicação, construção de passarelas, sinalização, duplicação de viadutos e pontes, sobretudo entre Conselheiro Lafaiete e Congonhas lugares onde existe o maior gargalo. “O que empresa fez foi um roubo e isto não pode ficar assim,” finalizou Padre João.

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também