Oposição critica desfile militar fora de época de Bolsonaro e reafirma compromisso na derrubada do voto impresso

Parlamentares de partidos de Oposição (PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede) e de Centro-Direita (DEM e Solidariedade) reafirmaram nesta terça-feira (10) o compromisso de derrubar a PEC do Voto Impresso – obsessão do presidente Jair Bolsonaro como meio de tumultuar as eleições de 2022 – apesar da clara tentativa de ameaça e de intimidação ao Congresso. Segundo os parlamentares, ao invés de gastar recursos públicos com o desfile de carros tanques e peças de artilharia pela Esplanada dos Ministérios na manhã de hoje, Bolsonaro deveria estar preocupado em resolver os graves problemas sociais e econômicos do País.

Portando cartazes com os dizeres “Democracia” e “Ditadura Nunca Mais”, os parlamentares se reuniram na rampa do Congresso Nacional e caminharam até o Salão Negro da Câmara, local onde foi realizado o ato. Representando o PT, o líder da Bancada na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), ressaltou que enquanto Bolsonaro promove desfile de tanques, o povo brasileiro passa necessidade.

Líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS) – Foto: Gabriel Paiva

“A fome e a desigualdade entre os ricos e pobres aumentando, e enquanto isso vemos a escalada autoritária e o ataque à representação popular de um presidente que deseja desvirtuar a democracia para passar a boiada. Enquanto o agricultor e os caminhoneiros pagam caro o óleo diesel, aqui eles fazem exibição autoritária em uma clara tentativa de intimidação. Isso é inaceitável!”, protestou. Bohn Gass destacou que a prioridade do Brasil nesse momento deveria ser o auxílio emergencial de R$ 600, vacina no braço e comida no prato. “Essa Casa precisa votar o impeachment de Bolsonaro”, defendeu.

E o líder da Minoria no Congresso, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ressaltou que a melhor resposta à tentativa de ameaça de Bolsonaro contra o Parlamento, e a derrubada definitiva da PEC do voto impresso. A proposta está pautada para ser votada nesta terça no plenário da Câmara.

“Esse ato é um gesto de resistência, onde pretendemos demonstrar nosso compromisso com a sociedade, a participação política e a defesa da democracia. Neste momento, a maioria da sociedade brasileira, dos partidos políticos e da imprensa estão juntos na defesa da democracia. E a melhor forma de demonstrarmos esse compromisso hoje, é derrotando a PEC do voto impresso”, afirmou.

Líder da Minoria no Congresso, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)

 

“Um presidente fraco e desesperado”

Pelo Twitter, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), classificou como “patética” a tentativa de intimidação ao Congresso visando a aprovação do voto impresso. Segundo ela, a proposta será definitivamente derrubada hoje no plenário da Câmara.

“Imagem patética dos tanques em Brasília vai rodar o mundo e mostrar um presidente fraco e desesperado. Tentativa de coação não vai funcionar, vamos derrubar hoje o voto impresso e fazer valer a democracia brasileira”, disse.

Já o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou pelo Twitter que o desfile de tanques pela Esplanada não vai amedrontar o Parlamento brasileiro.

“Isso é um acinte a democracia e ao estado democrático. O Congresso não é quartel general de Bolsonaro muito menos das Forças Armadas! O Congresso Nacional é quartel general da democracia”, afirmou.

Também participaram presencialmente do Ato na Câmara os parlamentares petistas, Enio Verri (PR), Rogério Correia (MG), Leonardo Monteiro (MG), Beto Faro (PA), Rui Falcão (SP), Carlos Zarattini (SP), José Airton Cirilo (CE), Célio Moura (TO), Zé Neto (BA), Léo de Brito (AC) e José Guimarães.

Os líderes da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), além dos líderes do PCdoB, PSOL, PSB, PDT, Rede, e representantes do DEM e Solidariedade também discursaram durante o ato no Salão Negro.

Ato em defesa da democracia – Foto: Gabriel Paiva

Leia abaixo outras declarações de parlamentares petistas sobre o desfile militar fora de época de Bolsonaro:

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Golpista! Ordem para colocar tanques na rua e intimidar Congresso e STF partiu de Bolsonaro”.

Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “Esse desfile fora de época ridículo de tanques pra intimidar o Congresso é o símbolo maior de que o Brasil sob Bolsonaro virou uma república de bananas”.

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “Não adianta querer intimidar. Estamos na luta pela democracia, ao lado do povo mais simples, humilde e trabalhador”.

Deputado Melong Solano (PT-PI) – “O dinheiro que está sobrando no ministério da defesa, que paga desfile de tanques, é o mesmo que falta na educação, inclusive pra pagar um urgente programa de reforço escolar pra nossas crianças”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Desfile de blindados para entregar um convite!?!? Que arenga da pior qualidade! Bolsonaro cada vez mais isolado e patético!”

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Bolsonaro tenta intimidar Congresso com tanques, mas democracia resiste”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Bolsonaro coloca tanques nas ruas justamente no dia da votação sobre o voto impresso. Ele ataca a democracia sempre que sua popularidade despenca. Enquanto o governo genocida se preocupa com desfile militar para intimidar, a fome, o desemprego e a inflação só aumentam no país”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Colocar tanque do Exército na frente do Congresso, para ameaçar parlamentares sobre a votação da PEC do voto impresso, é fácil. Quero ver diminuir a pobreza, tirar o Brasil do mapa da fome, promover saúde, educação e vacina para todos”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “O exibicionismo golpista do presidente covarde e genocida que coloca tanques nas ruas de Brasília para tentar esconder sua fraqueza e perda de popularidade. Não ouse avançar sobre a democracia!”

Deputado Padre João (PT-MG) – “O que tem de tão caro neste convite que precisa de desfile militar para entregá-lo ao presidente? O povo passando fome e as Forças Armadas torrando dinheiro com exibição. Este convite podia ser entregue pelo Sedex dos Correios, agora privatizado. Muito mais barato e rápido”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Custo a acreditar que as Forças Armadas se prestaram a esse papel ridículo e patético em nome de Bolsonaro. Além do gasto injustificável de dinheiro público. Até quando o presidente Arthur Lira vai segurar os inúmeros pedidos de impeachment?”.

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “O chefe supremo das Forças Armadas e do Brasil tem nome e sobrenome: Povo Brasileiro! Não haverá voto impresso, não haverá golpe. A democracia é maior que Bolsonaro!”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “O brasileiro não tem medo de tanque velho não, a gente tem medo é da fome, da inflação, de ficar sem teto, sem emprego e sem vacina”.

Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – “Presidente genocida, o povo não quer ver desfile de tanques de guerra. O povo quer vacina no braço, sem propina por dose comprada. Bolsonaro, vai trabalhar!”.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “O genocida simplesmente coloca tanques de guerra na frente da esplanada e tem pessoas que acham que não é uma ameaça golpista. Pelo amor de Deus, falta o que? Sinceramente!”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Precisamos defender a democracia de todas as ameaças autoritárias. Na semana em que a direita tenta alterar o sistema eleitoral, com distritão e voto impresso, colocando tanques nas ruas, fica evidente o risco autoritário. Em defesa da democracia, lutaremos contra esses ataques!”.

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “Ato em defesa da democracia brasileira. Não aceitaremos atos autoritários, nem discursos que levem o Brasil de volta ao passado. O parlamento é independente e sabe que o trabalho legislativo é maior que qualquer intimidação de Bolsonaro”.

Deputado José Ricardo (PT-AM) – “No dia da votação da PEC 135/2019, Bolsonaro coloca tanques na Praça dos Três Poderes. Não iremos nos intimidar com demonstrações de força, que mais parecem demonstrações de fraqueza. Iremos pautar a PEC do voto impresso e ela será derrotada. Viva a nossa democracia”.

Deputado Waldenor Pereira (PT-BA) – “O que vimos hoje em Brasília foi uma das cenas mais patéticas da história da República brasileira. Um arremedo de ditador tentando intimidar os democratas com tanques na rua. Aviso ao Bolsonaro: não nos amedronta. A democracia o elegeu, a democracia irá tirá-lo do poder”.

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – “A luta em defesa da democracia é constante. Ainda mais, porque Bolsonaro vive ameaçando. Isso que ele está fazendo hoje, em colocar tanques de guerra desfilando no Congresso Nacional, é uma forma de constranger e ameaçar para que a PEC do voto impresso seja aprovada”.

Deputado Zé Neto (PT-BA) – “Desfile de tanques militares em frente à Câmara Federal, nessa terça, dia da votação do Voto Impresso, é um ato autoritário de ameaça e de desespero de um presidente insano, que desrespeita a democracia e ataca nossas instituições. Esse é o presidente do conflito e da desordem”.

Deputada Marília Arraes (PT-PE) – “Patético o desfile militar para entregar um convite ao presidente da República. Bolsonaro vive com um rei na barriga, típico de uma pessoa autoritária. Você pode não gostar da Democracia, mas terá que conviver com ela, Bolsonaro”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Bolsonaro não tem uma obra, não tem uma ação de governo pra mostrar. É o responsável pela morte de mais de 560 mil brasileiros porque não cuidou da pandemia, são milhões de desempregados, milhões passando fome. Ele busca desviar a atenção com mais uma bravata com apoio militar”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O desfile de tanques do Exército hoje em Brasília foi uma tentativa desesperada de Bolsonaro de intimidar as instituições e a democracia. Não vamos nos deixar intimidar!”.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também