O cerco se fecha, afirmam petistas sobre abertura de inquérito para investigar Bolsonaro no escândalo da Covaxin

Arte: PT na Câmara

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara afirmaram nesta segunda-feira (12), pelo Twitter, que a abertura do inquérito pela Polícia Federal para apurar as suspeitas de prevaricação do presidente Jair Bolsonaro no escândalo de corrupção envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin, indica que o cerco contra o presidente está se fechando. O inquérito foi aberto a partir de determinação da ministra do STF Rosa Weber, que não aceitou a justificativa da Procuradoria-Geral da República (PGR) para não adotar a medida. A PRG havia rejeitado a investigação alegando que o caso está sendo investigado pela CPI da Covid.

Segundo informação da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o inquérito será conduzido pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de investigação e Combate ao Crime Organizado da PF, setor que cuida de apurações de pessoas com foro privilegiado. O líder do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS) parabenizou a ministra pela atitude diante do descaso inicial da PGR.

“Corrupção na vacina. Bolsonaro foi avisado e nada fez. A PGR alegou que não abriria investigação porque o caso já era tratado na CPI da Covid. Ministra Rosa Weber refutou: “Não cabe ao Ministério Público, papel de expectador das ações dos Poderes da República”. Investigação foi aberta”, comemorou.

Parlamentares petistas também destacaram que a abertura do inquérito para analisar o possível ato de prevaricação, deixa Bolsonaro cada vez mais encurralado e perto do impeachment. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que Bolsonaro está “cada vez mais acuado, e perde força diante dos protestos e das denúncias de corrupção, e genocídio que comete no Brasil. Nossa tarefa é seguir mobilizando o impeachment”, disse.

Ainda sobre o inquérito, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) afirmou que “o cerco contra Bolsonaro está fechando”.

Já o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) escreveu que o inquérito da PF indica que “a casa caiu” para Bolsonaro. “Se sabia e calou, é culpado. Se comprovado, é impeachment e cadeia!”, afirmou.

O deputado José Guimarães (PT-CE) observou que a percepção geral com a abertura da investigação indica que Bolsonaro está no “fim da linha”. No entanto, o petista alertou que a sociedade precisa continuar exigindo a investigação de todos os crimes do presidente. “Bolsonaro está cada vez mais encurralado. É nosso dever continuar nas ruas exigindo a investigação de seus crimes!”, alertou.

Também tuitaram sobre a abertura do inquérito na PF os parlamentares petistas Paulo Pimenta (RS), Helder Salomão (ES), Erika Kokay (DF), Professora Rosa Neide (MT), Paulo Teixeira (SP), Beto Faro (PA), Nilto Tatto (SP), Zeca Dirceu (PR) e Enio Verri (PR).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também