NAPP debate ciência, tecnologia e educação como instrumentos de transformação da agricultura brasileira

O deputado federal João Daniel (PT-SE) coordenou nesta quarta-feira (21) o seminário “Desafios contemporâneos da pesquisa agropecuária”. O evento faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundação Perseu Abramo, a partir dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP), com o objetivo de elaborar o “Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil”.

Esse trabalho envolve várias áreas da política pública brasileira, traçando novos paradigmas de gestão para o retorno do País para um processo de desenvolvimento sustentável e que a assegure a inclusão social e um processo de superação das desigualdades que se agravam cada vez mais no atual governo neoliberal e fascista.

No evento foi destacada a necessidade de se usar as estruturas e serviços públicos no processo de produção de alimentos saudáveis, com qualidade, diversidade e soberania, sem perder de vista a importância da defesa do meio ambiente e a melhoria das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras do campo, das florestas e das águas e a integração dos jovens nessa transformação.

Participaram da Mesa o pesquisador Clênio Pillon, pesquisador, engenheiro agrônomo e doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Francisco Del Chiavon (Chicão), presidente da Unicopas e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); do engenheiro agrônomo Hur Ben Corrêa, extensionista, doutor em Desenvolvimento Rural, com ampla atuação nos governos do PT; e a professora Irene Cardoso, da Universidade de Viçosa/MG doutora em Ciências Ambientais.

As discussões tiveram como foco a situação em que o País vive hoje, com o aumento da pobreza e da fome nas cidades e no campo, agravado pela pandemia da Covid-19 que já destruiu mais de 546 mil famílias, deixando mais 130 mil órfãos, em sua maioria totalmente desamparados, pela falta de ação do governo Bolsonaro.

Destacou-se que, embora se faça propaganda do papel do agronegócio na formação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o setor demanda recursos públicos e tem contribuído, com a exportação de comodities, para o aumento, sem precedentes, nos preços dos alimentos e dos combustíveis, contribuindo para que quase um terço da população viva em situação de insegurança alimentar grave ou moderada.

Destacada ainda a necessidade de trabalhar por um processo de soberania alimentar, em que o País dependa cada vez menos de insumos importados e que produza com qualidade e saudabilidade os alimentos necessários ao consumo de sua população.

Agroecologia

Foi pontuado também pelos debatedores a necessidade de construção de um sistema de produção agroecológico, envolvendo o ensino técnico e a formação acadêmica, integrando os movimentos sociais e populares, cooperativas e associações, retomando o protagonismo da produção de sementes e fertilizantes biológicos para a melhoria da produção, a retomada da reforma agrária e da função social da terra e da agroindústria, com o aumento do trabalho e da renda e superação da fome e da miséria.

Para o deputado João Daniel, a ciência e a tecnologia devem caminhar juntas, com o incentivo para que os nossos jovens se formem e usem seus conhecimentos na defesa da natureza e de novos processos de produção agrícola e agrária, políticas de crédito e de acesso ao mercado, que devem estar mais próximos dos meios de produção.

“Encontros como esse, envolvendo a pesquisa, a educação e tecnologia públicas, com pessoal comprometido com o desenvolvimento sustentável brasileiro, podem servir de instrumentos de transformação da agricultura com inclusão social, distribuição de renda e combate à pobreza, comprometendo e envolvendo todos os setores da sociedade, respeitando a natureza e os direitos de todos os povos originários, quilombolas, pescadores, acampados e assentados da reforma agrária, enfim, homens e mulheres, jovens ou idosos para que se tornem protagonistas da reconstrução e transformação do País”, ressaltou.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também