João Daniel (SE)

João Somariva Daniel tem uma história de vida ligada às lutas populares. Filho de pequenos agricultores, desde cedo compreendeu o valor da terra para o povo do campo e a necessidade de ampliar as conquistas dos trabalhadores. Aos 17 anos iniciou a militância política na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Saiu do interior de Santa Catarina para integrar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com a tarefa de fundar o Movimento naquele estado e seguiu organizando o MST em outras regiões do país.

Chegou a Sergipe em fevereiro de 1987, onde participou das articulações iniciais do MST. Durante essa trajetória, vivenciou despejos violentos, sofreu ameaças, foi preso, torturado. À luta e à organização do MST somam-se as experiências de outros movimentos sociais urbanos e rurais, de moradia, juventude, pequenos agricultores, cooperativas, sindicatos.

Em 2010, atendendo ao seu partido e aos movimentos sociais, candidatou-se e se elegeu deputado estadual, exercendo um dos mandatos mais participativos da história. Em 2014 foi desafiado para um mandato federal, sendo eleito com 52.959 votos. Desde então, exerce na Câmara um mandato comprometido com as causas populares, com atuação participativa. O trabalho na defesa da classe trabalhadora, da soberania nacional e da democracia respaldou a sua escolha para que, novamente, disputasse um mandato federal, em 2018, tendo sido reeleito como o 5º parlamentar federal de Sergipe mais votado. Em 2022, foi reeleito com 68.969 votos.

 

JOÃO SOMARIVA DANIEL

Aniversário: 22/08/1967

Naturalidade: Sao Lourenço D`oeste-SC

Profissão: Agricultor

Gabinete: 605 – Anexo: IV  – Telefone: (61) 3215-5605 – Fax: 3215-2605

twitt peq https://twitter.com/depjoaodanielpt

fb peq https://www.facebook.com/deputadojoaodaniel

internet

ÚLTIMAS POSTAGENS