Henrique Fontana (RS)

Natural de Porto Alegre, Henrique Fontana tem 61 anos, é médico e administrador de Empresas formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Está no sexto mandato como deputado federal, reeleito em 2018 com 108.585 votos.

Foi líder do Governo Lula, entre 2008 e 2010, e líder do Governo na Câmara no primeiro Governo Dilma Rousseff.

Também já foi vice-líder e líder da bancada do PT, de 2005 a 2007.

Foi o relator da última comissão especial que debateu a reforma política na Câmara, mas a proposta que qualificaria o sistema político brasileiro não chegou a ser votada. Também propôs e presidiu, no início dos anos 2000, uma CPI para investigar irregularidades nos planos de saúde.

Preside a Frente Parlamentar em Defesa da Eletrobras e do Setor Elétrico e é titular da Comissão de Relações Exteriores e Defensa Nacional da Câmara Federal.

Henrique Fontana está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2020. Esta é a 17ª vez em que ele aparece no estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que aponta os deputados e senadores com mais influência nos rumos da política nacional.

Está entre os maiores vencedores do Prêmio Congresso em Foco, que escolhe os parlamentares que mais se destacaram na Congresso. 

Foi duas vezes eleito vereador em Porto Alegre e secretário municipal da Saúde na gestão de Raul Pont (PT) na capital gaúcha.

Atualmente, é vice-líder da Minoria na Câmara.


Henrique Fontana Júnior

Nascimento: 18/01/1960

Naturalidade: Porto Alegre (RS)

Profissão: Médico e Administrador de Empresas

Gabinete: 256, Anexo 4 – Telefone: 3215-5256 – Fax: 3215-2256

twitt peq @henriquefontana

fb peq  www.facebook.com/deputadohenriquefontana

internet www.henriquefontana.com.br

ÚLTIMAS POSTAGENS