Governo Bolsonaro é responsável pelas queimadas no Pantanal, denuncia Zarattini

Segundo dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), mais de 15% da área do Pantanal já foi consumida pelos incêndios que já duram dois meses na região. Durante live nas redes sociais, o líder na Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), cobrou ações do governo Bolsonaro para frear a destruição do bioma que já registra, de acordo com ambientalistas, perdas irreparáveis para fauna e flora brasileira.

Zarattini alertou também a população para a irresponsabilidade do governo federal que está demorando para tomar providências que minimizem os danos causados pelos incêndios. “A culpa desse cenário de destruição é do Bolsonaro porque ele desmontou órgãos de fiscalização e controle ambiental, congelou verbas destinadas à preservação ambiental. Além disso, governo não ofereceu estrutura, equipamentos e aeronaves suficientes para combater as queimadas no local”.

O parlamentar destacou ainda que a preservação dos biomas brasileiros vinha crescendo nos últimos anos a partir das políticas públicas implementadas nos governos petistas e das organizações ambientais comprometidas com o meio ambiente. Entretanto, a política adotada por Bolsonaro vai na contramão e busca beneficiar os grandes latifundiários, mineradores e o agronegócio. “O próprio ministro [Ricardo] Salles [Meio Ambiente] fala que vai passar a boiada. Ou seja, quem devia proteger a natureza entrega de bandeja na mão do agronegócio. É um absurdo”, lembrou.

Diligência na região

Integrantes da Bancada do PT e da Frente Parlamentar Ambientalista farão diligência a partir de sábado (19) no Pantanal de Mato Grosso, na região de Poconé, para acompanhar a situação e buscar saídas para conter o fogo.

Assista a live na íntegra:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também