Frei Anastácio Ribeiro (PB)

Frei Anastácio já tem mais de 40 anos de luta em defesa dos pobres, na Paraíba. Começou sua atuação como fundador e dirigente da Comissão Pastoral da Terra. Tem como maior referência, a defesa dos trabalhadores rurais sem terra e da agricultura familiar.

Foi eleito deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores em 2018, com 91.408 votos.

Antes disso, já havia sido eleito 4 vezes deputado estadual pelo PT. Eleito pela primeira vez em 1998, reeleito em 2002. Em 2007, foi superintendente do Incra/PB e reeleito deputado em 2010 e 2014.

Como deputado estadual, Frei Anastácio nunca mediu esforços na luta por um país mais digno e justo. Indignado com a política de exclusão social, Anastácio fez do mandato a expressão do sentimento e das reivindicações de cada trabalhador. É autor de várias leis estaduais que trouxeram benefícios para a população do campo, da cidade, meio ambiente e para os animais.

Ele é natural de Esperança, interior da Paraíba e filho de pequenos agricultores. Desde a década de 70, participa ativamente dos movimentos sociais urbanos e da luta pela terra e na terra, como membro da CPT e na condição de parlamentar.

Como referencia das lutas, Frei Anastácio foi ameaçado de morte, sofreu sequestro por capangas de fazendeiros, foi injustamente preso e condenado, em 1996. Mas, o julgamento foi anulado e se tornou um marco na luta dos trabalhadores rurais. Na Câmara federal, Frei Anastácio segue como o mesmo perfil de lutas, em defesa da população do campo e da cidade.


ANTONIO RIBEIRO

Nascimento: 03/03/1944
Naturalidade: Esperança-PB
Profissões: Frade Franciscano
Gabinete: 442, Anexo 4, Telefone: 3215-5442, Fax: 3215-2442

https://twitter.com/freianastaciopt

  https://www.facebook.com/freianastaciopt
 https://www.freianastacio.com.br/

ÚLTIMAS POSTAGENS