Em Curitiba, Guarda Civil prende vereador Renato em convocação para o #24J

Reprodução

O vereador do PT de Curitiba Renato Freitas foi preso pela Guarda Civil Municipal da capital na noite desta sexta-feira (23). Ele foi detido na praça Rui Barbosa e levado para a Central de Flagrantes, no bairro Portão, durante ato de convocação para a manifestação de amanhã.

As imagens mostram Renato algemado, no chão, sendo arrastado por policiais e colocado no porta-malas da viatura. O vídeo também mostra os policiais debochando de Renato e dando risada durante a prisão.

É a segunda vez que o vereador é preso em dois meses. No início de junho, ele foi preso pela Polícia Militar enquanto jogava basquete com amigos ouvindo música. Ele acusou a PM de racismo.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e os deputados Enio Verri (PT-PR), Zeca Dirceu (PT-PR), Paulo Pimenta (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) protestaram contra a prisão arbitrária do vereador Renato, em suas redes sociais. “Nosso vereador de Curitiba, Renato Freitas, negro, representante da periferia, foi preso pela guarda municipal por enfrentar provocação bolsonarista quando convocava para o ato #ForaBolsonaro de amanhã. Isso tem de parar, a violência de Bolsonaro se alastra pelas polícias!”, criticou Gleisi.

“Mais um absurdo e violação de direitos na prisão do vereador Renato. Dessa vez, por se manifestar na Praça Rui Barbosa, contra Bolsonaro e convidando a todos para o ato de amanhã. Mais ação cheia de preconceito e violência. Providências já estão sendo tomadas!”, afirmou Enio Verri.

 Nota do PT de Curitiba e do Paraná

Os diretórios municipal de Curitiba e estadual do PT protestaram contra a prisão do vereador. “Até quando vamos sofrer tamanha humilhação e violência?”, questionaram. O partido adotará medida para impedir a perseguição política ao vereador e ao partido.

A íntegra da nota:

“O PT Curitiba e o PT Paraná repudiam veementemente mais uma ação irregular e preconceituosa das forças de segurança pública contra o vereador do PT em Curitiba, Renato Freitas, que está nesse momento detido no 8º Distrito Policial de Curitiba, no bairro Portão.

Até quando vamos sofrer tamanha humilhação e violência?

A prisão ocorreu enquanto Renato participava da atividade de convocação, na Praça Rui Barbosa, para o ato Fora Bolsonaro que acontece amanhã, 24 de julho. Ele foi detido pela Guarda Municipal de Curitiba por discursar contra Bolsonaro no megafone e pedir fim ao seu desgoverno.

Até quando esse regime de exceção vai existir? Basta!

O Partido dos Trabalhadores já está tomando todas as medidas para que mais essa injustiça contra o Renato seja desfeita o mais rápido possível.

Arilson Chiorato

Presidentes do PT Paraná

Angelo Vanhoni

Presidente do PT Curitiba”

 

PT na Câmara, com Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também