Dilma convoca empresários peruanos a investir em projetos de integração

dilmaemlima

A presidenta Dilma Rousseff afirmou na segunda-feira (11), em Lima, no encerramento do Foro Empresarial Brasil-Peru, que os avanços alcançados na última década devem-se, em grande parte, à decisão dos governos de Brasil e Peru de optarem pela via da integração como parte dos projetos nacionais de desenvolvimento.

 “Nesses dez anos, as relações entre o Peru e o Brasil registraram avanços notáveis (…) O comércio bilateral cresceu quase seis vezes, passando de 650 milhões de dólares para 3,7 bilhões de dólares. Só nos primeiros nove meses deste ano, o fluxo comercial bilateral cresceu 7% e as exportações do Peru para o Brasil 50%, o que contribui para reduzir o déficit peruano e equilibrar o comércio bilateral. O Brasil é hoje o terceiro principal fornecedor ao Peru de produtos importados e oitavo principal comprador de produtos peruanos (…) Essa evolução é, em grande medida, o resultado da progressiva eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias entre nossos países”, disse.

Aos empresários, Dilma afirmou que o aprofundamento das relações econômicas entre Peru e Brasil tem sido acompanhado, e estimulado, por projetos estruturais de integração. Ela citou como exemplo a inauguração, em 2011, da Rodovia Inter-Oceânica, que conecta portos peruanos no Pacífico à cidade de Assis Brasil, no Acre.

“Na área de infraestrutura, precisamos avançar em novos eixos de integração, sobretudo em favor da articulação ferroviária e hidroviária entre nossos países. Trata-se de modalidades de grande capacidade de carga e baixo impacto ambiental. É preciso o quanto antes iniciar os estudos técnicos pertinentes. Queremos viabilizar o Eixo Multimodal do Amazonas e definir os grupos de trabalho”, disse.

Em seu discurso, a presidenta convocou os empresários e o governo do Peru a investir na integração regional da América Latina. “Temos um potencial de tamanho de mercado ao qual nos não podemos deixar de valorizar, pois ele se constitui um ativo.”

Durante sua passagem pela capital peruana, a presidenta Dilma Rousseff recebeu, das mãos da prefeita de Lima, Susana Villarán, as chaves da cidade, além do diploma que declara a presidenta uma hóspede ilustre da cidade.

Dilma Rousseff afirmou que uma das maiores preocupações do Brasil, atualmente, é com a infraestrutura. “Ficamos muito tempo sem investir em infraestrutura. O Brasil voltou a investir em 2007, no governo Lula, com o Programa de Aceleração do Crescimento. Hoje, investimos 500 milhões em obras de saneamento em pequenos municípios.

“É cada vez mais importante a participação privada neste setor. Um conjunto de obras em infraestrutura que é essencial para a integração e uma das economia da América Latina que o Brasil olha é a economia peruana. O Brasil está disposto a desenvolver essa parceria, consideramos essa parceria, uma parceria estratégica. E nós temos um papel a desempenhar no futuro na economia da América Latina”, afirmou a presidenta

Ainda durante a visita da presidenta a Lima, no Peru, os governos brasileiro e peruano formalizaram acordos em telecomunicações, com o estabelecimento de roaming gratuito na região da fronteira entre os dois países, e colaboração nas áreas de recursos hídricos e desenvolvimento de políticas públicas para geração de emprego.

No acordo para integração fronteiriça das comunicações, as ligações feitas pelas redes fixa e celular nas cidades de Assis Brasil, do lado brasileiro, e de Iñapari e Iberia, do lado peruano, serão tarifadas como locais, sem cobrança de taxas internacionais ou de roaming. As operadoras de telefonia deverão estabelecer as parcerias comerciais necessárias.

Os governos ainda estabeleceram acordo para criação de um marco de cooperação e assistência técnica para o intercâmbio de boas práticas, permitindo que o Peru fortaleça a promoção da empregabilidade e a proteção dos direitos trabalhistas, incluindo o desenvolvimento de pesquisas e elaboração de estatísticas.

Ainda foi selado acordo entre a Autoridade Nacional de Água, do Peru, e a Agência Nacional de Águas (ANA), do Brasil, para o fortalecimento dos planos de bacias e de gestão integrada de recursos hídricos, das ações de monitoramentos, incluindo a implementação de uma rede de pontos para aferir a quantidade e a qualidade da água.

Portal Brasil e Blog do Planalto

Foto: http://instagram.com/palaciodoplanalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também