Dia Internacional dos Povos Indígenas: petistas defendem que data simbolize a luta contra os retrocessos do governo Bolsonaro

Povos indígenas - Foto - Gabriel Paiva

Parlamentares da Bancada do PT afirmaram nesta segunda-feira (9) que o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado hoje, é uma data em que os povos originários do Brasil nada tem para festejar. Os petistas lembraram que a data deve ser encarada como um momento de reafirmação da luta e da organização dos povos indígenas contra os ataques patrocinados ou incentivados pelo atual governo de Jair Bolsonaro. O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994.

Para o secretário nacional de meio-ambiente e desenvolvimento do PT Nacional, deputado federal Nilto Tatto (SP), os povos indígenas brasileiros devem encarar essa data comemorativa relembrando as conquistas do passado, fruto de luta e organização, mas também reconhecendo e lutando contra os retrocessos que o governo Bolsonaro tenta implementar.

“Os povos indígenas podem comemorar o dia de hoje sobre o ponto de vista da organização deles e da capacidade de mobilização e luta que foi adquirida nos últimos 10, 15 anos. Porém, infelizmente hoje esses povos enfrentam o mais duro ataque a seus direitos conquistados desde a Constituição de 1988, patrocinados ou incentivados pelo governo Bolsonaro”, destacou.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) lembrou que, neste dia, os povos indígenas devem aproveitar para denunciar o descaso do atual governo com a demarcação de terras indígenas e ameaças aos territórios já reconhecidos. A parlamentar é coordenadora-adjunta da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.

“Temos muito a denunciar esse governo que não demarcou um milímetro de terra indígenas, ao contrário, faz campanha forte para que as terras desses povos possam ser ocupadas por latifundiários e mineradoras. O governo Bolsonaro está destruindo a história, a cultura, a economia e a vida singular dos povos indígenas brasileiros. Hoje é um dia triste, mas um dia de luta por políticas afirmativas e de denúncia em relação a este governo que não respeita seu povo”, afirmou.

Ao também ressaltar que o Dia Internacional dos Povos Indígenas deve ser lembrado com um dia de luta contra os retrocessos, o deputado Célio Moura (PT-TO), que também faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, ressaltou que as mesmas dificuldades encontradas a nível nacional, os povos originários do Tocantins também são vítimas.

“O que acontece com os povos indígenas no Brasil é o mesmo que acontece em Tocantins, uma vez que o governador do estado é um bolsonarista. Temos problemas, por exemplo, com diversas pontes que ligam aos territórios que estão caindo, queimadas que atingem essas terras, e nada é feito”, observou.

O parlamentar tocantinense lembrou ainda que os povos indígenas Karajás e os Apinajés (que habitam o estado), tem sentido o efeito da captação de água dos rios Dueré e Urubu, para a irrigação, e que abastecem a Bacia do Rio Formoso, prejudicando a produção de alimentos dos povos indígenas na região sul do Estado.

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares petistas, no Twitter, sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas:

Deputado Enio Verri (PT-PR) – O Dia Internacional dos Povos Indígenas busca afirmar os direitos humanos garantidos aos povos tradicionais. Porém os ataques a esses direitos continuam no Brasil, um deles, o #PL490. Respeitar os povos indígenas é respeitar a nossa história.

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – Hoje é um dia importante, de resistência. É o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Infelizmente, neste desgoverno de Bolsonaro existe muita desinformação anti-indígena.

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – Direito à terra, à saúde e à vida. Precariamente assistidos pelo governo e cada vez mais ameaçados por invasões em suas terras, os povos indígenas no Brasil travam uma guerra quase solitária contra o vírus da Covid-19.

Deputado João Daniel (PT-SE) – Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas reafirmamos o nosso compromisso com os povos originários pela defesa da vida, da demarcação de terras. Essa é uma luta constante frente aos ataques do gov. Bolsonaro, que não tem o mínimo respeitos aos povos Indígenas.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também