Daniel reafirma compromisso com luta dos povos indígenas

JoaoDaniel

Em pronunciamento na Câmara, o deputado João Daniel (PT-SE) reafirmou nesta semana seu compromisso com a luta dos povos indígenas do Brasil. O parlamentar, coordenador do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara, visitou em Brasília o 12º Acampamento Terra Livre, que reúne cerca de mil lideranças indígenas de todo país na capital federal.

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o acampamento será o ambiente de discussões até esta sexta-feira (13) sobre temas que dizem respeito às garantias e ameaças a direitos dos povos indígenas no Brasil, a exemplo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215) que trata da demarcação de terras, e de outras iniciativas legislativas que têm como objetivo retirar direitos dos povos indígenas. “Esse acampamento é uma demonstração da firmeza e luta dos povos indígenas pelo direito mais sagrado que é o direito à demarcação de suas terras”, disse João Daniel.

O deputado reafirmou sua total solidariedade aos povos indígenas do Brasil. João Daniel também lamentou que a PEC 215 esteja em tramitação na Câmara, proposta essa que tem como intenção retirar do Poder Executivo a atribuição da demarcação das terras indígenas e passar para o Legislativo, além, também, da CPI da Funai, que, segundo o parlamentar, persegue e tem como objetivo enfraquecer a Funai.

“Portanto, reafirmamos, mais uma vez, nosso compromisso com a população indígena. Como coordenador do Núcleo Agrário e como deputado, temos esta como uma das lutas mais justas e importantes da história do povo brasileiro: a luta pelo reconhecimento e demarcação de todas terras indígenas que a nossa sociedade tem como dívida. Como deputado, tenho o compromisso de cobrar. Esse acampamento é a demonstração de resistência e luta e a certeza de que o Brasil fará justiça a partir da luta dos povos indígenas para garantir o direito sagrado deles”, afirmou João Daniel.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também