Centenário de Paulo Freire: Bancada do PT na Câmara enaltece legado do Patrono da Educação Brasileira

Paulo Freire - reprodução site da CNTE

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara enalteceram pelas redes sociais a importância da passagem dos 100 anos de nascimento de Paulo Freire, comemorado neste domingo (19). Os parlamentares ressaltaram que o Patrono da Educação Brasileira, reconhecido em todo o mundo pelo seu método revolucionário de alfabetização inclusiva e libertadora, precisa ser ainda mais valorizado pelos brasileiros. Os petistas também condenaram os ataques despropositados a memória de Paulo Freire, que partem principalmente de seguidores do atual presidente Jair Bolsonaro, crítico do educador.

Ao ressaltar a importância de Paulo Freire para a educação brasileira e mundial, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), lembrou que até mesmo a maior plataforma de busca do mundo, o Google, estampa neste domingo o rosto de Paulo Freire em sua página inicial em comemoração ao centenário do educador.

“Bonita homenagem do Google a um dos maiores educadores do mundo: Paulo Freire, gigante pela própria natureza humilde e sábia, dono de 41 títulos Doutor Honoris Causa nas mais respeitadas universidades do mundo”, observou. “Vocês sabiam que, no exterior, há 20 institutos educacionais que levam nome de Paulo Freire?”, indagou ainda o líder sobre o reconhecimento do educador brasileiro ao redor do mundo.

Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), homenageou o centenário do educador ao lembrar o ensinamento do mestre sobre o ressignificado do verbo esperançar, relativo à transformação das condições de vida do ser humano.

Paulo Freire ensinou que “é preciso ter esperança, mas esperança do verbo esperançar”. Segundo ele, esperança não pode significar apenas espera por um novo momento. “Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”, dizia Paulo Freire.

“Hoje é dia dele, do nosso grande e querido educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Com seus ensinamentos, vamos esperançar o Brasil!”, conclamou Gleisi Hoffmann.

O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou que o legado de Paulo Freire precisa ser respeitado e condenou os ataques bolsonaristas a memória do educador.

“Nestes 100 anos de Paulo Freire precisamos reforçar a importância de uma educação acolhedora e inclusiva. Precisamos dar um basta na perseguição dos bolsonaristas contra os nossos professores e contra nosso Patrono da Educação, Paulo Freire. Viva Paulo Freire! Viva Paulo Freire, o patrono da educação brasileira! Venceremos a ignorância”, escreveu.

“Ao mestre, com carinho”

Parlamentares petistas integrantes da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados também lembraram em postagens no twitter a passagem do centenário de Paulo Freire. “Ao mestre, com carinho. Hoje é o centenário do nascimento de Paulo Freire, que nos traz o exemplo de uma educação libertadora e de que nunca podemos abandonar a esperança. Viva Paulo Freire!”, escreveu Reginaldo Lopes (PT-MG).

Já o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), ressaltou a importância do educador na criação de métodos de ensino voltado a libertação das pessoas. “Muito me honra comemorar o centenário de Paulo Freire. Relembrar este grande filósofo, educador, escritor e patrono da Educação brasileira que ele foi e que tanto lutou por uma educação libertadora, sem opressores. Ele é, até hoje, referência internacional na criação de métodos inovadores na educação com foco na transformação social. Paulo Freire Vive!”, disse.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), Paulo Freire é símbolo de um Brasil que deve e pode ser muito maior com educação transformadora como base de uma nação. “Para nós, Paulo é a conjugação de esperança. É o Esperançar de um país que anseia todos os dias por um Brasil mais justo. Este é um de seus legados. Viva Paulo Freire!”, escreveu.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) afirmou que quanto mais criticam Paulo Freire, mais a sua obra será lida e admirada. “Quanto mais batem em Paulo Freire, mais pessoas conhecem e defendem suas ideias. Porque ele sonhava com uma sociedade justa, digna, com direito para todos. Viva Paulo Freire, patrono da educação brasileira!”.

Ao lembrar o centenário de Paulo Freire, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) afirmou que, “em tempos repressivos como os que vivemos atualmente, celebrar a sua existência é mais que obrigação, é necessário. Todas as nossas homenagens ao Patrono da Educação brasileira. Paulo Freire vive!”

Na mesma linha, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) destacou que neste momento em que o País passa por retrocessos nas políticas públicas, obscurantismos de toda ordem e de ataques à democracia, “celebrar o centenário de Paulo Freire é fazer nossos os compromissos deste que foi um dos maiores educadores brasileiros!”.

E o deputado Rogério Correia (PT-MG), em comemoração à data,  postou uma foto com Paulo Freire e o deputado Patrus Ananias e escreveu: Esta foto me enche de orgulho e nada melhor que mostrá-la hoje, em que Paulo Freire, o maior teórico da educação do Brasil, faria 100 anos. Aqui está eu, Patrus Ananias e o nosso Patrono da Educação. Quando fui vereador, concedi o título de Cidadão Honorário de BH a Freire”.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) também postou uma foto, mas com a esposa do educador Paulo Freire. “É com muito carinho que relembro com vocês essa foto que tirei em 2019 com a viúva do nosso Patrono da educação Brasileira, a educadora Nita Freire. Graças por cuidar com tanto carinho das obras do mestre e da sua memória”, escreveu.

O deputado Zé Ricardo (PT-AM) frisou que hoje Paulo Freire estaria completando 100 anos de vida. “Um século de dedicação à educação, à formação e ao povo brasileiro. Paulo Freire nos ensinou a olhar para a Pedagogia transformadora. Conhecimento que vem da vida e para a vida, não apenas para os educadores”.

Perseguido pela ditadura militar

A deputada Natália Bonavides (PT-RN), também da Comissão de Educação, ressaltou uma das famosas experiências de ensino empregada pelo educador. “Hoje, Paulo Freire completaria 100 anos. Com seu método de educação popular, ele conduziu a alfabetização de mais de 300 pessoas na cidade de Angicos (RN). Sua obra revolucionou a educação e segue como referência no Brasil e no mundo. Viva Paulo Freire!”, afirmou.

A citação da deputada Natália Bonavides faz referência a um programa de alfabetização rápida e inovadora implementada por Paulo Freire no Rio Grande do Norte. Devido a essa ação, trabalhadores de uma obra, antes analfabetos, após serem alfabetizados tomaram conhecimento de seus direitos e iniciaram uma greve reivindicando o descanso semanal remunerado e respeito a jornada de trabalho, segundo estabelecia a CLT. O movimento grevista foi combatido por empresários e fazendeiros da região, que antes exploravam livremente seus funcionários.

Após o golpe militar de 1964, o método desenvolvido por Paulo Freire – e adotado pelo governo de João Goulart no Plano Nacional de Alfabetização – foi considerado “subversivo” e o educador, classificado como “comunista”, foi encarcerado durante 70 dias. Após ser libertado, Paulo Freire seguiu para o exílio.

O educador então passou pelo Chile – onde coordenou projetos de alfabetização – lecionou na prestigiada Universidade de Harvard e ainda foi consultor e coordenador emérito do Conselho Mundial de Igrejas, com sede em Genebra (Suiça). Nesse posto, viajou para mais de 30 países prestando consultoria educacional e implementando projetos voltados a alfabetização.

Após a Lei da Anistia, voltou ao Brasil em 1980 e passou a lecionar na PUC-SP e Unicamp. Em 1988, foi nomeado Secretário de Educação do município de São Paulo, comandado a época pela prefeita Luiza Erundina (PT).

Paulo Freire morreu em 02 de maio de 1997, após passar por uma angioplastia, ocasionada por problemas no sistema circulatório.

Em todo o mundo, cerca de 350 escolas e instituições, como bibliotecas e universidades, levam seu nome em forma de homenagem. Criador de métodos inovadores de alfabetização, Paulo Freire também foi autor de vários livros, inclusive “Pedagogia do oprimido”, a terceira obra mais citada em trabalhos das ciências humanas no mundo.

Em 2012, a então presidenta Dilma Rousseff sancionou projeto de lei da deputada Luiza Erundina, reconhecendo Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira.

 

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares petistas sobre o Centenário de Paulo Freire:

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Alvo da estupidez bolsonarista, Paulo Freire é homenageado pelo Google no mundo inteiro no dia de seu centenário”.

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “O mundo reconhece e reverencia o seu legado enquanto alguns esperneiam na ignorância”.

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Neste domingo, 19 de setembro, comemoramos o centenário de Paulo Freire. Ele foi um grande revolucionário da educação. O mundo reconheceu os grandes feitos do educador pernambucano, que recebeu diversos títulos de “honoris causa”. Viva Paulo Freire!”

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “O Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, ensinou: “Educar é um ato de amor e coragem” Os que ofendem sua memória, como Eduardo Bolsonaro, desconhecem sua obra. Além disso, são covardes por natureza e incapazes de amar, por estarem cheios de ódio”.

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “Viva Paulo Freire e seu legado! Em tempos sóbrios que vivemos, nunca foi tão importante enfatizar a necessidade de uma educação como ferramenta para emancipação individual e social”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “No Dia do Centenário de Paulo Freire, o Google faz homenagem mundial ao educador brasileiro em sua página principal. Freire é o intelectual brasileiro mais citado ao redor do globo. É perseguido pelo bolsonarismo por defender uma educação para a liberdade. Viva Paulo Freire!”.

Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “Paulo Freire, patrono da educação brasileira, cultuado pelo mundo, odiado pelos ignorantes de plantão, que sequer leram sua obra”

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “100 anos de Paulo Freire. Reverenciado em todo o mundo, sua pedagoga é a da esperança, da autonomia, libertadora de toda opressão. Viva Paulo Freire!”

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Falar de Paulo Freire é tratar do amor, do diálogo, da solidariedade e emancipação humana. Somente os doentes de espírito não reconhecem o valor do legado de Freire para a educação no mundo!”

Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “Enquanto é festejado no mundo, Paulo Freire é negado e causa temor ao bolsonarismo.  Fácil de explicar a atitude destes, pois pensamento crítico não combina mesmo com a postura de gado que o fascismo impõe à população”.

Deputado Célio Moura (PT-TO) – “Hoje o mestre dos mestres completaria 100 anos. Viva o educador da esperança, que nos despertou para a troca do saber, ensino/aprendizagem sem sobreposição, sem subalternidade. Paulo Freire dizia que quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”.

Deputado Vicentinho (PT-SP) – “Hoje comemoramos o centenário de Paulo Freire, grande mestre. Nosso Patrono na Educação Brasileira. Minha admiração ao notável educador e um dos maiores pensadores da história. Ele semeou o amor e com seus ensinamentos vamos Esperançar! Paulo Freire vive!”

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – “Em 1986, fui o primeiro prefeito de Icapuí. 73% da população era analfabeta. Num trabalho coordenado pelo secretário de Educação Augusto Jerônimo e com o apoio da UFC- FACED, implantamos um programa de erradicação com o método Paulo Freire. Zeramos o analfabetismo de 7 a 14 anos”.

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “Dono de um legado inestimável, Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire faria 100 anos hoje e é reverenciado no mundo todo por seu método de educação libertadora. Perseguido pela ditadura escreveu o seu livro mais célebre no exílio, a “Pedagogia do Oprimido”.

Deputado Zé Neto (PT-BA) – “100 anos de Paulo Freire. Seu legado de luta e resistência por uma educação libertadora com respeito às diferenças segue vivo. Em tempos de negacionismo, a obra do intelectual brasileiro mais conhecido no mundo, brilha ainda mais. Viva! #PauloFreire100anos”.

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Paulo Freire é conhecido, mundialmente, seus textos estão entre os escritos mais lidos na pedagogia mundial. O Patrono da Educação Brasileira ganhou um monumento em Estocolmo e é até hoje venerado por muitos e odiado por outros que defendem a opressão”.

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Hoje faria 100 anos Paulo Freire, um dos maiores educadores do mundo”.

Deputado Afonso Florence (PT-BA) – “Centenário da referência mundial da educação, Paulo Freire. Destacamos sua trajetória, um caminhante da educação. Entre campanhas de alfabetização, livros escritos, políticas públicas elaboradas e tiradas do papel, Paulo Freire espalhou a semente de uma pedagogia popular”.

Deputados Alexandre Padilha (PT-SP) e Helder Salomão (PT-SP) também homenagearam Paulo Freire. Padilha destacou que “o amor também é revolucionário, e agradeceu a Nita Freire, esposa do educador, por cuidar com tanto carinho da obra do mestre.

Carlos Zarattini (PT-SP) – “Os ataques proferidos hoje contra Paulo Freire pelos bolsonaristas são inacreditáveis e vergonhosos. São uns acéfalos! Paulo Freire é reconhecido mundialmente e tinha títulos em 41 instituições de ensino pelo mundo como Harvard, Cambridge e Oxford”.

E o deputado Helder Salomão postou vídeo no qual Paulo Freire fala dos seu sonho em ver o Brasil cheio de marchas, pela vida e pelos direitos do povo.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também