Câmara aprova emenda de senador ruralista que retira proteção da população rural contra despejos na pandemia

Reintegração de posse - Mídia Ninja

Com o voto contrário da Bancada do PT e dos demais partidos de esquerda (PSB, PC do B, PSOL, PDT e Rede), o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) a alteração feita pelo Senado ao projeto de lei (PL 827/2020), que impedia despejos durante a pandemia. A emenda de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), um dos líderes da bancada ruralista no Congresso, retirou essa proteção da população rural. A deputada Natália Bonavides (PT-RN), uma das autoras do projeto de lei, disse que a emenda do Senado foi uma grande injustiça com um dos setores da sociedade que mais sofreu com a pandemia.

Antes da votação da emenda do Senado, a parlamentar fez um apelo para que fosse mantido o texto original aprovado a duas semanas na própria Câmara. “Eu faço esse apelo para que os deputados e deputadas mantenham o texto já votado nesta Casa. O Senado cometeu uma injustiça contra o setor da sociedade que mais perdeu durante a pandemia, a que mais perdeu renda, e foi afetada pela pandemia, quando não pode nem vender o que plantaram, não tiveram auxílio emergencial com a Lei Assis Carvalho, e nem a flexibilização de suas dívidas, e que por isso agora podem perder suas terras. A Câmara tem a oportunidade de reparar essa injustiça”, afirmou.

Apesar do apelo, a emenda do Senado foi aprovada com 313 votos favoráveis e 131 contrários. A Bancada do PT, e dos demais partidos de esquerda (PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede) votaram contra a emenda do Senado.

Deputada Natália Bonavides – Foto – Pablo Valadares – Ag. Câmara

Também são autores do PL 827/2020 o deputado André Janones (Avante-MG) e a deputada petista Professora Rosa Neide (MT).

Prova de Vida

O plenário aprovou também o projeto de lei (PL 385/2021), do Senado Federal, que dispõe sobre medidas alternativas de prova de vida para beneficiários da Previdência Social, durante o período de calamidade pública causado pela pandemia do Covid-19. Ao manifestar o apoio da bancada petista à proposta, o líder do PT, deputado Bohn Gass (RS), ressaltou que a aprovação do projeto corrige uma insensibilidade praticada pelo governo Bolsonaro durante a atual pandemia.

“Nós tivemos a insensibilidade do governo Bolsonaro que exigiu a presença física em postos do INSS para a prova de vida, gerando aglomerações.  Esses espaços foram um foco de contaminação e até de mortes”, observou o petista.

Deputado Bohn Gass – Foto – Pablo Valadares – Ag. Câmara

Ao comemorar a aprovação da matéria, o deputado José Guimarães (PT-CE) ressaltou que é autor do projeto de lei 2418/2021, apensado ao projeto aprovado, e que também propõe novos recursos para o exame de prova de vida.

Futebol

O plenário da Câmara aprovou ainda dois projetos que tratavam da organização dos clubes de futebol do País. O primeiro (PL 5.516/2019) permite a transformação de clubes de futebol em Sociedades Anônimas. O outro projeto (PL 2.336/2021) atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução do jogo. A Bancada do PT votou favoravelmente aos dois projetos.

Apesar do apoio, o PT tentou apresentou uma emenda para aperfeiçoar a proposta. Em nome da bancada, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) defendeu a emenda que destinava 5% dos direitos de transmissão para serem divididos entre juízes e assistentes, dentro e fora de campo.

Deputado Airton Faleiro – Foto – Pablo Valadares – Ag. Câmara

“O espetáculo não é feito apenas pelos jogadores. Existe alguém com maior destaque que os juízes ou assistentes? Quando um lance é analisado pelo VAR, percebemos a responsabilidade do juiz e dos assistentes. Portanto, inclui-los como beneficiários é fazer justiça com quem também faz o espetáculo”, disse o petista.

A Bancada do PT também apoiou emenda do PC do B que estabelecia a negociação coletiva como modalidade de negociação dos direitos de transmissão de jogos de futebol. As duas propostas foram rejeitadas pelo plenário.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também