Ato de vandalismo e racismo recebe punição branda pelo Conselho de Ética da Câmara

Imagem que foi atacada pelo deputado Coronel Tadeu, em 2019. Arte do Latuff

O deputado Leo de Brito (PT-AC) condenou a decisão do Conselho de Ética da Câmara que decidiu, nesta terça-feira (22), por 12 votos a 5, punir com advertência verbal o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) por ter destruído uma placa da exposição ‘história negra brasileira’, em novembro de 2019. A exposição era alusiva ao dia 19 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

“É um absurdo que um deputado faça o que fez – que nunca antes houve um tamanho ato de vandalismo e de insulto à população brasileira – seja dado a ele uma punição de apenas censura verbal”, criticou Leo de Brito.

Para o deputado, a punição de censura verbal não é proporcional a esse ato, porque segundo ele, o que o Coronel Tadeu fez saiu dos limites das normas de boa conduta da Câmara dos Deputados para atingir o povo brasileiro. “Um deputado eleito, um dos 513 deputados afrontou o povo brasileiro, não só a população negra”, argumentou Leo de Brito.

À época, o Partido dos Trabalhadores entrou com uma representação junto ao colegiado, solicitando que Tadeu deveria perder o mandato de deputado federal por quebra de decoro parlamentar.

“Os fatos que foram narrados pelo Partido dos Trabalhadores na representação são gravíssimos. Nós reconhecemos a gravidade dos fatos. Isso é reconhecido também, porque o próprio relator estabelece uma punição acerca do ato”, ponderou o deputado acreano.

Deputado Leo de Brito – foto: Gustavo Bezerra/arquivo

Os fatos a que se refere Leo de Brito relacionam à quebra de uma placa da exposição que denunciava o genocídio da população negra por policiais. A placa destruída continha um texto mostrando que negros são as principais vítimas de ações letais das polícias, e também uma charge do cartunista Carlos Latuff retratando um jovem negro algemado e um policial armado.

“A decisão tomada pelo Conselho de Ética, na verdade, incentiva a impunidade e incentiva esse tipo de ação de parlamentares, lamentou Leo de Brito

 

Leia mais:

https://ptnacamara.org.br/portal/2019/11/20/pt-denuncia-coronel-tadeu-no-conselho-de-etica-da-camara-por-crime-de-racismo/

 

https://ptnacamara.org.br//benedita-da-silva-denuncia-coronel-tadeu-deu-um-tapa-na-cara-de-cada-negro-e-de-cada-negra-desta-casa/

 

Benildes Rodrigues com informações da Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também