Assista ao depoimento de Cristiano Carvalho, da Davati, à CPI da Covid

A CPI da Covid colhe o depoimento, nesta quinta-feira (15), do procurador da empresa Davati Medical Supplies no Brasil, Cristiano Carvalho. A TVPT apresenta, a partir das 9h, uma cobertura completa da sessão, trazendo, além da transmissão ao vivo da audiência, análises e comentários de especialistas (assista no vídeo abaixo).

Carvalho foi convocado a pedido do senador Humberto Costa (PT-PE), após a Folha de S. Paulo publicar matéria na qual o PM e representante de vendas da Davati Luiz Paulo Dominguetti denunciou que o governo Bolsonaro cobrou propina para dar prosseguimento à compra de 400 milhões de doses da vacina Astrazeneca oferecidas pela Davati.

O procurador da empresa americana era citado na matéria como a pessoa que ajudou o jornal a entrar em contato com Dominguetti. Depois disso, o nome de Carvalho passou a aparecer com frequência nas investigações sobre o caso. Foi ele, por exemplo quem enviou a Dominguetti um áudio do deputado Luis Miranda (DEM-DF) que este apresentou à CPI. Inicialmente, o PM deu a entender que o áudio incriminaria Miranda, o que mais tarde foi desmentido. O episódio fez os senadores chegarem a desconfiar que Dominguetti era uma testemunha plantada para atrapalhar as investigações da comissão.

O nome de Carvalho aparece também em várias mensagens extraídas do celular de Dominguetti após a CPI confiscar o aparelho. Em algumas delas, ele cita Jair Bolsonaro, afirmando que o atual presidente estava a par da suspeitíssima negociação.

Em 9 de março, Dominguetti, que atuava como representante de vendas da Davati Medical Supplies, trocou as seguintes mensagens com Cristiano Carvalho, CEO da empresa no Brasil:

Dominguetti: “Já me posicionaram aqui. Amanhã até 12h passam o e-mail a ele. Só a quantidade que não tem ainda”

Carvalho: “Informação do (coronel Marcelo) Blanco, posso dizer?”

Dominguetti: “Gabinete da Presidência da República. Melhor que ele”

Quatro dias depois, em 13 de março, Dominguetti diz que uma reunião entre Cristiano Carvalho e Bolsonaro está sendo providenciada: “Estão viabilizando sua agenda com o presidente”, escreve o PM ao CEO.

 

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também