Alencar Santana Braga (SP)

 Deputado estadual eleito em 2010 e reeleito em 2014, Alencar Santana Braga tem 47 anos e é formado em Direito com especialização em Constitucional. Atualmente é deputado federal e vice-líder do Governo Lula na Câmara.

Começou sua militância política no movimento estudantil, em 1992, com 16 anos de idade. Por acreditar na ideologia política do Partido dos Trabalhadores, filiou-se à legenda em 1998.

Foi presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia e membro da Comissão de Transportes e Comunicações e da CPI das Empresas de Telefonia.

Alencar defende políticas de juventude, educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Em Guarulhos, a segunda cidade do Estado e que sedia o maior aeroporto da América do Sul, Alencar luta pelo sonho do trem e do metrô na cidade transpondo os muros da Capital. O empenho é para que o metrô chegue até o Centro e o trem até o Bonsucesso.

No primeiro mandato, Alencar desempenhou funções importantes na Alesp, como a liderança do PT em 2012, a presidência da Comissão de Infraestrutura, a coordenação da Frente Parlamentar de Juventude e ainda foi membro da Comissão de Transporte, fiscalizando o executivo, propondo projetos de leis, defendendo interesses dos municípios e de movimentos populares na Alesp.

Alencar é autor de duas leis importantes: a lei que acabou com a abusiva cobrança pelo uso dos banheiros nas rodoviárias e a da lei que garante aos clientes antigos de TV por assinatura, internet, telefonia e outros serviços contínuos, os mesmos benefícios oferecidos em promoções a novos clientes. Além de outros importantes projetos, como o que isenta prefeituras de ICMS na compra de viaturas da GCM e ambulâncias e outro que isenta o consumidor do mesmo imposto na compra de bicicletas.

Também conseguiu a aprovação da PEC da Juventude. (Altera o artigo 277, da Constituição Estadual, inserindo o termo “jovem” ao lado das mulheres, das crianças, dos adolescentes, idosos e deficientes como sujeito de direitos e proteção especial por parte do Estado em decorrência de particularidades).

O petista tem atuado em todo Estado, visando compreender os problemas das cidades e trabalhando em busca de soluções. Na região do Alto Tietê, por exemplo, vem lutando pela instalação de uma universidade estadual; Em Franco da Rocha, juntamente com o prefeito Kiko, vem se dedicando para que a cidade tenha uma instituição federal de ensino superior; Em Bragança Paulista, destinou recursos para um programa de inclusão digital nas escolas; Indicou emendas para projetos em várias cidades. Enfim, Alencar atua em muitos municípios e de diversas maneiras.

Candidato do PT, Alencar Santana obteve 67.892 votos totalizados (0,32% dos votos válidos) e foi eleito Deputado Federal por São Paulo nas Eleições 2018. Reeleito em 2022 com 139.223 votos.

Alencar liderou a Minoria em 2022 e também foi um dos 100 Cabeças do Congresso em 2022, conforme o Diap.

Em sua atuação na CCJC, coordenou a bancada do PT na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, além de coordenar a Bancada do PT-SP. 

ALENCAR SANTANA BRAGA
Nascimento: 14/03/1976
Naturalidade: Guarulhos-SP
Profissão: Bacharel em direito – especialista constitucional
Gabinete:  Gabinete 256 – Anexo IV – Câmara dos Deputados

(61) 3215-5256

https://twitter.com/AlencarBraga13

https://www.facebook.com/AlencarBraga13/

http://www.alencarbraga13.com.br/

https://www.flickr.com/photos/deputadoalencarpt//?rb=1

https://www.youtube.com/user/alencarsantanabraga

 https://www.instagram.com/AlencarBraga13/

ÚLTIMAS POSTAGENS