Airton Faleiro (PA)

Nascido na agricultura familiar, Airton Faleiro sabe o que é acordar cedo e trabalhar duro para garantir o pão de cada dia. Foi assim, trabalhando desde muito jovem na comunidade e com o povo, que foi eleito por quatro vezes deputado estadual em busca de mais direitos.

Entre 2003 e 2018 aprovou 90 Leis em favor dos que mais precisam, como o Projeto de Lei 12/2013 Abrindo Caminhos, que busca melhorar as condições de tráfego das estradas vicinais e ramais. Isso ajuda muito no deslocamento das pessoas e na distribuição dos alimentos que chegam à sua mesa todos os dias.

Airton Faleiro é um homem que se preocupa com o acesso das pessoas aos seus direitos, tanto que é dele o Projeto de Lei 19/2015 que facilitou a expansão do sinal para telefone e internet nos distritos e vilas do Estado. Precisamos garantir o acesso de todos à informação e à comunicação.

Airton Faleiro, na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Estudos que busca encontrar soluções para o fornecimento de energia. O Pará é um Estado gerador de energia e o paraense merece uma tarifa reduzida. Com Lula e Dilma, por meio do programa Luz para Todos, foram beneficiadas mais de meio milhão de famílias paraenses que antes viviam na escuridão.

Seguindo os passos de Paulo Freire, Airton Faleiro acredita que a educação pode mudar a vida das pessoas, por isso lutou para incluir a Pedagogia da Alternância no Plano Estadual de Educação. Airton Faleiro é proponente da criação das Frente Parlamentar em defesa e por melhorias no Sistema Modular de Ensino (SOME) e da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior e da Produção Técnico-Científica. Faleiro foi um dos grandes articuladores para a criação das Universidade Federal do Oeste Paraense (UFOPA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste (UNIFESPA) e do Instituto Federal.

O esporte também é outro meio bastante eficaz de educar. Airton Faleiro criou o Projeto de Lei 51/2016 que incentiva o atletismo nas escolas, pois o Pará tem muitos talentos, mas não basta apenas encontrá-los, é preciso dar condições para que as escolas forneçam essas atividades, fazendo assim com que o jovem ocupe seu tempo, se afastando da criminalidade.

Pelo que foi dito e feito é que Airton Faleiro  se apresenta para mais este desafio: ser a sua voz no Congresso Nacional.

Airton Faleiro obteve 106.965 votos totalizados (2,70% dos votos válidos) e foi eleito Deputado Federal pelo Pará nas Eleições 2018, em 2022 o deputado foi reeleito com 79.862 votos.

AIRTON LUIZ FALEIRO

Nascimento: 16/03/1959

Naturalidade: Tenente Portela (RS)

Profissões: Sindicalista

Gabinete: Gabinete 327 – Anexo IV – Câmara dos Deputados

(61) 3215-5327

https://twitter.com/FaleiroAirton

https://www.facebook.com/airtonfaleiropt/

http://airtonfaleiro.blogspot.com/

ÚLTIMAS POSTAGENS