Sistema energético é robusto, confiável e eficiente, afirma ministro

energia

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta terça-feira (20) que um problema na linha de transmissão que leva energia do Norte para as regiões Sul e Sudeste do País ocasionou descompasso entre a demanda e a geração, provocando variação de frequência e obrigando o desligamento de cargas e usinas. O ministro destacou que estão sendo tomadas medidas para reforçar as unidades geradoras de energia no País.

“O nosso sistema é robusto, pode haver falha técnica e humana, precisamos apurar. O que aconteceu foi uma falha aparentemente técnica na rede Norte-Sul, que acabou acarretando o desligamento por prevenção” explicou Braga.

Braga afirmou que medidas já estão sendo tomadas para reforçar o sistema até que os problemas na Linha Norte-Sul sejam superados. “Esperamos, com as novas unidades e manobras que o Operador Nacional do Sistema (ONS) adotou, continuar oferecendo com tranquilidade energia à população”, disse.

Eduardo Braga anunciou, também, medidas adicionais para ampliar a transferência e a alimentação de energia, como a transferência de 300MW de Itaipu através de um sistema de corrente contínua; a injeção adicional de 400MW para a região Sudeste-Centro-Oeste; ressincronização  de Angra 1 com despacho parcial entre 100 e 200MW; e a aceleração das obras de manutenção preventiva em equipamentos de energia termoelétrica da Petrobras, que geram  7000MW.

O ministro informou que, até 18 de fevereiro, a Petrobras retomará a geração de 867 megawatts de energia térmica de uma usina inoperante para manutenção preventiva.

Desligamento

De acordo com o ONS, na tarde de ontem, restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica. Com isso, regiões de vários estados ficaram sem energia durante cerca de uma hora.

Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também