Sibá Machado rebate “aves de mau agouro” e cobra investigação ampla na CPI da Petrobras

siba-tribuna-salu-04-02-15
O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), rebateu da tribuna da Câmara, nesta terça-feira (10), as críticas de líderes da oposição conservadora cujo discurso “beira aves de mau agouro” em relação à situação econômica e política do Brasil.

“Ouvindo atentamente algumas das lideranças da oposição, eu fico aqui pensando que ela deseja muito mal ao nosso País, deseja muito mal ao nosso povo. Quanto pior, melhor. Quanto mais desgraça se abater sobre a sociedade, melhor para fazer política”, atacou o líder.

Sibá lembrou que justamente hoje foi anunciado pelo Banco Central que o salário mínimo possui o maior valor de compra desde 1965.

Sobre combate à corrupção, o deputado acreano refrescou a memória dos tucanos ao citar o Procurador-Geral da República na era FHC, Geraldo Brindeiro, apelidado de “Engavetador-Geral da República” em razão de sua postura sistemática de proteção ao governo do PSDB. “é por isso que os tucanos vêm dizer que não havia nada contra eles. Claro, a Polícia Federal não lhes atingia. O Ministério Público era calado e, como tal, não havia investigação”, disse Sibá.

Em relação à Petrobras, o líder também voltou no tempo e mencionou a tentativa de privatização da companhia encampada pelo governo FHC. “Há alguns anos, queriam vender a Petrobras por qualquer dinheiro, queriam entregar a Petrobras de graça para oligopólios do petróleo internacional. E isso não está sendo dito para a sociedade”, afirmou o petista, que citou ainda a blindagem da Rede Globo a FHC em relação à Operação Lava Jato, conforme denunciou o jornalista Luis Nassif.

Baseando-se na delação premiada de Pedro Barusco, que disse ter começado a receber propinas por contratos da Petrobras em 1997, Sibá Machado cobrou uma investigação ampla da CPI criada na Câmara. “Eu gostaria de saber se esse assunto aqui vai ser discutido, porque se é para fazer uma investigação tem que ir até o fundo. Queremos trabalhar e com toda a velocidade”, registrou o líder.

Sibá encerrou o pronunciamento advertindo que a CPMI da Petrobras de 2014 não trouxe qualquer novidade às investigações e serviu apenas de palanque eleitoral para a oposição conservadora. “A CPMI nunca investigou, porque todos os requerimentos que a oposição baseados nos jornais, não trouxeram uma notícia nova. Se for para ter uma CPI para disputa política, vai ter disputa política”, concluiu o líder do PT.

Golpismo – A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), também criticou a oposição de direita e comparou as menções ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff a pedidos por uma intervenção militar. “Hoje falar de impeachment é tão golpista quanto falar de intervenção militar. E esses que em algum momento, em pequenos grupos, vão para a rua pedir impeachment ou golpe militar são aqueles que estarão escondidos em casa na hora em estivermos na rua defendendo a liberdade e a democracia contra o aparato repressivo do Estado brasileiro”, disse a deputada.

Jandira também listou a Petrobras como objeto de desejo dos setores políticos que desejam violar a democracia e a soberania brasileira. “Não vamos admitir que a democracia seja rompida por conta de alguns interessados do capital, do sistema financeiro ou de interesses internacionais que não querem a Petrobras nas nossas mãos”, afirmou a parlamentar.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também