Sibá critica golpismo de FHC e cobra equilíbrio do ex-presidente

siba gustavo limaO líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), criticou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ter aderido ao golpismo e aos setores reacionários da sociedade. Segundo ele, o tucano, que governou o Brasil entre 1995 e 2002, “se apequenou ao fazer o papel de incendiário e golpista, o oposto do que se espera de um ex-presidente, que é equilíbrio, racionalidade e respeito à Constituição”.

Sibá desqualificou FHC por este afirmar que a renúncia da presidenta Dilma Rousseff seria “um gesto de grandeza”. Para o líder do PT, ato de grandeza seria FHC renunciar ao golpismo e a uma agenda reacionária. Sibá lembrou que Dilma foi eleita legítima e democraticamente e que, se o PSDB quiser ocupar a Presidência da República novamente, deve, antes de mais nada, ganhar as eleições.

“Os tucanos perderam quatro eleições porque foram rejeitados pelo povo brasileiro. Segundo o próprio vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, os tucanos não têm sequer um projeto para apresentar ao povo, que é quem decide a escolha dos governantes”, frisou o líder petista. A posição de FHC, na análise do líder do PT, desnuda a verdadeira natureza tucana. “O triste é constatar que um partido que se diz social-democrata defenda o golpe”, comentou Sibá.

Compra de votos – O parlamentar do PT disse que FHC devia também se desculpar não só por tentar solapar a democracia, mas também por seu triste legado na Presidência da República. Ele lembrou que Fernando Henrique e seus tucanos quebraram o Brasil três vezes, compraram votos para a emenda da reeleição (a um custo, atualizado, de R$ 833,129,20, por voto) e colocou o Brasil como país periférico no cenário internacional.

Na opinião do líder, FHC perdeu a noção da realidade, está desorientado e inconformado pelos sucessivos resultados das eleições presidenciais. “FHC tenta ignorar a vontade soberana do povo brasileiro. O PSDB veste a roupa da UDN e, como não ganha no voto, tenta o golpe. FHC não tem condições de aconselhar ninguém, muito menos a presidenta Dilma”, afirmou o petista.

Sibá disse que o PSDB não tem condições sequer morais de criticar os governos do PT. Recordou que FHC cometeu estelionato eleitoral, ao promover a desvalorização do real logo após as eleições de outubro 1998. ‘O Brasil torrou bilhões de dólares em reservas, para manter um câmbio artificial, a fim de garantir a reeleição de FHC”, observou. Segundo a Folha de S. Paulo, a queda do dólar em janeiro de 1999 geraria um prejuízo de RS$ 407,2 bilhões (em valores de hoje) ao País.

O líder recordou que houve uma infinidade de escândalos na era FHC: “O País ficou nas trevas com um apagão que durou mais de um ano; a taxa de desemprego foi recorde; o governo dependia do FMI para tudo; a corrupção campeava, não havia operações da Polícia Federal para combater ilícitos; na PF, eram indicados diretores filiados ao PSDB.

O líder lembrou que o procurador-geral da República, no governo FHC, só agia para engavetar denúncias, e era conhecido como “engavetador-geral da República”.

“Fernando Henrique cometeu crimes de lesa-pátria, a começar pelas antinacionais privatizações, quando entregou a preço de banana o patrimônio público nacional a grupos econômicos, boa parte deles estrangeiros, que contaram até com financiamento do BNDES. O mesmo BNDES que hoje é atacado pelo PSDB e seus aliados por financiar a expansão de atividades de empresas brasileiras que atuam no exterior”, disse Sibá.

Equipe PT na Câmara
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também