Senado aprova cotas para mulheres no Legislativo e reforma política tem novos contornos

Mulher campanha

Os senadores aprovaram na terça-feira (8) a proposta de emenda à Constituição (PEC 98/2015) que estabelece cota para mulheres na Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais. A norma não vale para o Senado.

Foram 53 votos a favor e 5 contrários. Aumentar a participação das mulheres no parlamento faz parte das sugestões da Comissão da Reforma Política. A proposta prevê percentual mínimo de representação de cada gênero nas três próximas legislaturas, sendo 10% das cadeiras na primeira, 12% na segunda e 16% na terceira.

A PEC ainda precisa ser analisada na Câmara, onde terá que passar por duas votações no plenário.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) comemorou a aprovação da PEC no Senado e pediu aos deputados que aceitam a proposta que garantirá maior participação das mulheres no poder.

“Queríamos uma proposta mais ousada, com 50% das vagas nos assentos dos legislativos. Entretanto, não foi possível. Mas a nossa luta vai continuar. As mulheres merecem um protagonismo melhor na política e em todas as instâncias da sociedade”, ponderou.

Doações – Recentemente o Senado aprovou o fim das doações empresariais às campanhas eleitorais. O deputado Bohn Gass (PT-RS) avaliou então que a votação foi uma ótima oportunidade para que se saiba quem tem coragem de fazer campanha em condições iguais e quem precisa de padrinho rico para garantir eleição. “O PSDB, capitaneado por Aécio e Serra, votou inteiro a favor de manter a influência do dinheiro sobre a política. E o DEM ficou todinho ao lado da grana”, disse.

“Vejam bem, Caiado, Agripino, Aécio, Serra e outros que vivem de gritar contra a corrupção, quando se trata de cortar as raízes desse mal, mostram a verdadeira face e votam pela manutenção dos políticos como reféns das empresas financiadoras”, enfatizou o deputado do PT.

Agência PT de Notícias com PT na Cãmara

Ouça a Deputada Moema Gramacho na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também