“Alternativas para o desenvolvimento da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul – Carvão Mineral e Polo Naval” é o tema de seminário que será realizado nesta sexta-feira (3), das 9h às 18h, em Porto Alegre. O evento é uma realização da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara, por iniciativa do deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS.
De acordo com o deputado Zulke, o retorno do carvão mineral aos leilões de energia A-5, do governo federal, e o novo polo industrial, que será formado às margens do Rio Jacuí, com previsão de instalação de várias empresas, significam a redenção dos municípios da Região Carbonífera. “Os investimentos podem ultrapassar R$ 1 bilhão e oferecem uma nova perspectiva para o setor, com a geração de milhares de empregos”.
Na avaliação do deputado Zulke, este novo polo terá como vocação o atendimento à indústria naval, com a produção de componentes e equipamentos para a construção de embarcações e plataformas de exploração e produção de petróleo e gás. O deputado lembra, ainda, que as reservas de carvão no RS representam 90% do total do País, e que, portanto, o retorno do mineral ao leilão A-5 é um alento para a região. “Nosso seminário quer, justamente, analisar os impactos que essas alternativas trarão à economia gaúcha e apontar novas perspectivas para o desenvolvimento”, reforça.
O evento, que conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, será realizado no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico de Porto Alegre). A entrada é franca.
Assessoria Parlamentar