Seminário aponta para fortalecimento do setor de pequenas hidrelétricas  

O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados sediou nesta terça-feira (31) o 3º Seminário Nacional Energias Renováveis e o Futuro das PCH’s e CGH’s. Formatado para discutir os desafios interpostos para as pequenas centrais hidrelétricas e as centrais geradoras hidráulicas, o evento serviu para colocar na mesa de debates questões fundamentais para o setor energético brasileiro como marco regulatório, capacidade instalada e licenciamento ambiental, dentre outras.

Realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das PCH’s e Microgeração, o evento contou com a presença de parlamentares, empresários do setor, técnicos dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, além de pesquisadores e entidades ligadas ao setor energético brasileiro.

Para o deputado Pedro Uczai (PT-SC), presidente da Frente Parlamentar, “o seminário é a oportunidade para que o poder público, empresas e entidades do setor dialoguem sobre questões que impedem a expansão e fortalecimento das PCH’s e CGH’s”, afirmou. “Ao final dos debates teremos elementos e acúmulo suficientes para propormos avanços nesta questão da microgeração”, afirmou.

Uma das vantagens das PCH’s e CGH’s é o seu baixo impacto ambiental e social. Isso se deve pelas particularidades que envolvem a instalação de usinas hidrelétricas deste tipo. “Ao contrário das grandes hidrelétricas, as PCH’s e CGH’s não demandam grandes obras nem barragens enormes em função de trabalharem com pequenos lagos, num processo conhecido como fio d’água”, explicou o deputado Uczai.

O modelo do setor elétrico empreendido no Brasil foi outro ponto debatido ao longo do seminário. “Queremos entender o novo modelo energético e ver como a sociedade se insere dentro desta lógica, por isso entidades, empresas e o poder público foram convidados para as diferentes mesas que compuseram esta atividade”, afirmou Uczai. “Muitos não percebem, mas é na mobilização que avançamos e, neste 3º seminário, transformamo-nos em um sujeito político com força para realizar as mudanças necessárias para o fortalecimento do setor”, finalizou o parlamentar.

Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também