Ságuas Moraes destaca importância de Prêmio Nobel da Paz a Lula

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT) reafirmou hoje (13) a importância da concessão do Prêmio Nobel da Paz para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação de Lula “se justifica por tudo que ele construiu na vida pública do Brasil e durante os seus dois mandatos como presidente, com políticas sociais reconhecidas em todo mundo pelo caráter de paz e voltadas para a redução efetiva das desigualdades sociais”, disse.

A indicação de Lula será feita pelo ativista de direitos humanos argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do prêmio em 1980. Na segunda-feira (12), em Montevidéu, durante reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Ságuas e outros 16 parlamentares dos cinco países que compõem o Parlamento assinaram um manifesto de apoio à indicação de Lula ao Nobel da Paz, que é concedido pelo Comitê Nobel da Noruega.

Para Ságuas, a concessão da honraria a Lula tem uma importância adicional no atual momento, já que “ o ex-presidente vem sendo perseguido pela mídia e setores do Poder Judiciário e do Ministério Público, com o objetivo de impedir sua candidatura à Presidência da República em 2018 e interditá-lo politicamente’. Ságuas observou que, apesar da perseguição e das mentiras contra Lula na mídia tradicional, o ex-presidente lidera todas as pesquisas sobre intenção de voto para presidente.

Indicação –  O prêmio Nobel é concedido pelo Comitê Norueguês. O prêmio anual é concedido no segundo semestre a personalidades ou organizações que se destaquem na luta pela promoção da paz. Em reunião com o ex-presidente Lula em São Paulo, no último dia 2, Esquivel destacou que “a chegada do PT e de Lula à presidência do Brasil marcaram um antes e um depois no País, ao ponto de seu nome converter-se em referência internacional na luta contra a pobreza”.

O ativista argentino observou que “mais de 30 milhões de pessoas foram resgatadas da pobreza extrema, o que reduziu as desigualdades e aumentou o índice de desenvolvimento humano no país”. Esquivel destacou que em seus dois mandatos Lula tomou “medidas cruciais para a paz dos brasileiros e foi um exemplo para o mundo”.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também