Rui Falcão: Reeleger Dilma, atrair jovens e movimentos sociais são prioridades do PT

ruicoletivaptped

O presidente reeleito do PT, Rui Falcão, em entrevista coletiva na terça-feira (12) disse que  a principal “tarefa”, após a definição da composição do diretório nacional, cuja posse será em dezembro, será a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, “com base em apoios dos partidos aliados e na sociedade, em condições que ela possa avançar ainda mais as conquistas que obtivemos desde o presidente Lula”.

Entre as outras prioridades, o presidente reeleito do PT diz que está a de “trazer mais jovens para o PT e tornar as relações com os movimentos sociais ainda mais estreitas do que é atualmente”. Outra tarefa mencionada é “nos atirar na formalização das alianças com os partidos do campo da base aliada, tarefa que já se iniciou ao longo do PED”. As definições dessas alianças, porém, só devem ocorrer no ano que vem, por ocasião das convenções partidárias.

Falcão afirmou também que a democratização da mídia será uma das bandeiras de seu mandato no comando do PT.

Segundo Falcão, o quadro, com relação ao PMDB, está “mais ou menos mapeado” e não há expectativa de conflitos de interesses relevantes em 2014. “Há um convencimento mútuo de que em vários estados haverá duas candidaturas, num processo civilizado, sem rupturas, e ampliando os palanques da presidenta Dilma”, analisou. “É o caso de São Paulo, por exemplo, em que há um convencimento de que as duas candidaturas podem caminhar em paralelo. Em outros há intenção do PMDB de que a gente pudesse abrir mão da nossa candidatura, como no caso do Rio.”

Em vários estados, a chamada engenharia política vai estar subordinada ao que o partido entende que será melhor para a candidatura da presidenta Dilma. No Maranhão, Falcão reconhece dificuldades na relação com o PMDB, mas vislumbra uma solução: “Há uma tendência forte de um setor da nossa militância no sentido de apoiar o Flávio Dino (PCdoB) para o governo, e há um setor que quer apoiar a Roseana (Sarney) para o Senado. Talvez essa possa ser uma solução salomônica, se a militância assim entender”.

De acordo com a 12ª parcial da apuração divulgada pela Secretaria Nacional de Organização, Rui Falcão tinha 256.359 votos, ou 69,66% dos votos válidos, seguido pelo deputado federal Paulo Teixeira (SP), com 75.572 (20,45%). Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, estava em terceiro, com 20.498 (5,55%).  O secretário de Movimentos Sociais do PT, deputado federal Renato Simões (SP), da corrente Militância Socialista, obteve 9.415 votos (2,55%). Os candidatos Markus Sokol tinha 1,22% e Serge Goulart 0,55%.

Portal do PT, com Rede Brasil Atual

Foto: Luciana Santos/PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também