Rubens Otoni articula parcerias entre a UFG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Deputado Rubens Otoni e delegação da UFG, com Paulo Teixeira. Foto: Divulgação Mandato

Em agenda organizada pelo deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se reuniu com a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), na última sexta-feira (19), ocasião em que foi pactuada parcerias entre o MDA e a Universidade.

A reitora da universidade, Angelita Lima, que também esteve presente, juntamente com toda diretoria da UFG, agradeceu Otoni pelo apoio de sempre e apresentou quatro propostas de projetos a serem desenvolvidos em parceria com o Ministério.

As ideias apresentadas pela Universidade são a criação de um Centro de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Tecnologias para Agricultura Familiar no Câmpus de Caldas Novas; o fortalecimento e ampliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); iniciativas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e um aplicativo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O ministro apoiou as propostas e garantiu que já no próximo mês terá encaminhamentos importantes para viabilizar os projetos. “Estamos pactuando e firmando uma parceria robusta, exitosa e de longo prazo com a Universidade Federal de Goiás, tendo em vista as políticas de agricultura familiar”, salientou Paulo Teixeira.

O deputado Rubens Otoni comemorou o sucesso da reunião. “A concretização desta parceria era um sonho meu e que agora se torna realidade pela maturidade e trabalho de excelência da direção da UFG e o compromisso social do governo Lula através do ministro Paulo Teixeira”, completou.

Centro de Formação

O Centro de Formação proposto para a área da Instituição em Caldas Novas tem o objetivo de capacitar para a agricultura familiar, com o desenvolvimento e validação de tecnologias para modelos de produção de alimentos que priorizem a sustentabilidade. A ideia é ofertar cursos, residência em Ciências Agrárias, campo de estágio, desenvolvimento de tecnologias para a Agricultura Familiar, turmas especiais em regime de alternância, entre outras ações. Para operacionalizar a proposta, a UFG estimou que seriam necessários cerca de R$ 13 milhões para reformas, compra de mobiliário, equipamentos e adequação da estrutura já existente no Câmpus. A Universidade propõe que a gestão seja feita de forma compartilhada entre a Instituição, o MDA e organizações representativas da agricultura familiar.

Pronera

A UFG foi a primeira Universidade do Brasil a ofertar o curso de Direito para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares tradicionais, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Pronera. A proposta da Instituição agora é fortalecer e ampliar essa iniciativa, que já contou com uma segunda turma de Direito na UFG e atualmente conta com uma turma de Agronomia em andamento.

Ater

No que tange à Ater, a proposta da UFG é envolver a Universidade nas atividades de extensão rural de forma mais presente e multidisciplinar, viabilizando a oferta de formação para os técnicos da extensão rural e a participação da comunidade universitária nessas atividades, visto que a curricularização da extensão prevê que 10% da carga horária dos cursos de graduação seja realizada em atividades de extensão.

Aplicativo para o Pnae

A UFG também informou ao ministro que está desenvolvendo um aplicativo para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para ajudar os agricultores familiares a venderem seus produtos e as escolas e gestores da educação a organizarem e acompanharem as demandas relativas ao assunto. O protótipo está sendo desenvolvido sob a coordenação do professor Maico Severino e a estimativa é de que alguns testes já possam ser realizados em um município goiano, que seria o piloto, a partir do segundo semestre de 2023.

 

Assessoria de Comunicação do deputado federal Rubens Otoni

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também