Rio+20 começa nesta semana e gera expectativa positiva entre petistas

 leonaromonteiromarinasantanaA Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que começa na próxima quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, terá entre os principais temas em debate a Economia Verde, dentro do contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional necessária para viabilizar este desenvolvimento.

Previsto para terminar no dia 22 de junho, o evento também marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Rio-92.

Titular da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Rio+20 da Câmara dos Deputados , o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) destaca os avanços que ele espera ocorrer no encontro. “A intenção é avançar em medidas práticas que asseguram o desenvolvimento econômico dos países, mas, ao mesmo tempo, combatem a pobreza e preservam o meio ambiente”, defende. Ainda de acordo com o parlamentar, o Brasil, sob o governo da presidenta Dilma Rousseff, é um bom exemplo a ser seguido nesta questão.

Já a deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), também integrante da Comissão de Meio Ambiente, ressalta a importância da participação da sociedade civil no encontro, bem como de parlamentares de todo o mundo. “Inúmeros projetos, experiências e estudos acadêmicos testados desde a Rio-92 também deverão ser apresentados pela sociedade civil”, garante.

A deputada destaca ainda que, durante a Rio+20, a Globe International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado) vai realizar uma inédita reunião com mais de 300 legisladores no Rio. O principal objetivo do encontro, segundo a parlamentar, é debater e apresentar propostas que preservem o meio ambiente e que possam fazer parte do arcabouço jurídico dos países membros das Nações Unidas.

Além de contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, a Conferência também deverá renovar o compromisso político das nações com o desenvolvimento sustentável do mundo. Devem ser avaliados ainda, os progressos e as lacunas existentes para alcançar as metas estabelecidas pelas principais cúpulas já realizadas sobre o tema.

Programação Rio+20

De 13 a 15 de junho – III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.

De 16 a 19 de junho – Eventos com a sociedade civil.

De 20 a 22 de junho – Segmento de Alto Nível da Conferência, em que são esperados diversos chefes de estado.

Mais informações no evento no site www.rio20.gov.br

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo