Rejane Dias quer explicação do ministro da Educação sobre exclusão de alunos com deficiência do ensino regular

Deputada Rejane Dias. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada Rejane Dias (PT-PI), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, repudiou em plenário, nesta quinta-feira (19), a afirmação recente do ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que a inclusão de alunos com necessidades especiais “atrapalham” o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição. “O ministro da Educação ultrapassou o limite da razoabilidade. E eu não poderia deixar de repudiar suas últimas falas, que soam, na prática, como uma tentativa de reduzir o tamanho da luta pela inclusão da pessoa com deficiência neste País”, afirmou.

A deputada anunciou que, como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está solicitando que o ministro Milton Ribeiro se apresente à comissão para esclarecer o que ele disse. “Não há mais espaço para a exclusão. Não há mais espaço para nenhum tipo de discriminação no Estado Brasileiro”, argumentou.

Para a deputada, é difícil, mesmo, de acreditar. “Eu quero crer que o ministro não tenha dito isso — eu quero crer. É, nada menos, a pessoa responsável pela educação, pelas políticas de educação em todo o País. E isso tem um simbolismo muito forte, porque viola diretamente a proteção constitucional ao direito social à educação, assim como os fundamentos no Estado Democrático de Direito”, observou.

Esse tipo de fala, segundo a deputada, vindo de um gestor que deveria zelar pela igualdade de oportunidade “nos assombra de tal maneira, que não sabemos nem medir nem ponderar, dada a extrema relevância do discurso”.

Rejane citou a sua experiência pessoal como mãe de uma menina que tem uma deficiência. “Sou mãe da Danniely, e me estarrece a fala do ministro de que pessoas com deficiência atrapalham o aprendizado. Pelo contrário, a diversidade amplia a visão de mundo, ensina sobre respeito, diferenças e acolhimento”.

“Ministro devia pedir para sair”

O deputado Helder Salomão (PT-ES) também usou a tribuna para repudiar a fala do ministro Milton Ribeiro. “Esse ministro deveria pedir para sair ou nem deveria ter entrado, nem deveria ter assumido o Ministério da Educação do nosso País. É inadmissível ouvir de um ministro que alunos com deficiência atrapalham”, lamentou.

Na avaliação do deputado Helder Salomão, o ministro desconhece o que é educação. “Educação é a prática do diálogo, é a convivência com a pluralidade, com a diversidade. As diferenças ensinam, as diferenças engrandecem, mas o ministro prefere dizer que as diferenças atrapalham. Na educação, nós aprendemos e ensinamos. A vida não é só sobrevivência, a vida é convivência. E a convivência nos torna mais humanos, mais solidários, mais generosos”, ensinou.

O deputado encerrou a sua intervenção reforçando a sua sugestão para o ministro de pedir para sair do ministério. “Ministro Milton Ribeiro peça para sair! O senhor não merece estar na posição de ministro de Estado da Educação do nosso País!”.

Foto: Cleia Viana-Câmara dos Deputados

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) também se manifestou contra a declaração do ministro da Educação. “Ministro, quantas mães e quantos pais neste País lutaram uma vida inteira para verem o seu filho incluso, a sua filha inclusa dentro de uma sala de aula. É um cidadão, um ser humano que não atrapalha ninguém, apenas ensina os outros a conviver com a diferença. Quando temos alunos separados, não temos a oportunidade de que um aprenda com o outro que somos diferentes”, concluiu.

Deputada Rosa Neide – Foto: Reprodução

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também