Reginaldo Lopes recebe título de Cidadão Honorário de BH

ReginaldoCidadaoBH

Com o plenário da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (CMBH) lotado, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) recebeu, na segunda-feira (28) o título de Cidadão Honorário da capital mineira. Durante o evento, que contou com diversas autoridades de Governo, lideranças políticas, empresariais e sociais, o nome do parlamentar também foi defendido para a disputa à PBH.

O título foi concedido por uma indicação feita pelo vereador Adriano Ventura e acolhida, por unanimidade, pelos representantes do Legislativo Municipal. Durante a solenidade, presidida pelo vereador Juninho Paim, Adriano reforçou o compromisso do deputado com temas importantes para o desenvolvimento de BH, de Minas e do Brasil.

“Cada dia mais a sociedade clama por políticos sérios que prezem pela transparência, pela ética e que de fato trabalhem em favor da população. É por isso que a entrega do título de Cidadão Honorário de BH ao deputado e amigo Reginaldo Lopes foi uma justa homenagem e um reconhecimento pelo seu compromisso com a nossa cidade”, comentou o vereador.

“O trabalho de Reginaldo se pauta pelo respeito, compromisso e construção de políticas com participação da coletividade e em importantes temáticas como educação, juventude, idosos e combate à violência. A cidade já o tem como cidadão e o título vem estreitar, ainda mais, sua relação com as demandas do município”, acrescentou Adriano Ventura, ao defender a candidatura do novo Cidadão Honorário para a disputa à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Em seu discurso, Lopes agradeceu a honraria concedida pela Câmara. “Eu costumo dizer que uma das alegrias de um homem público é ter o reconhecimento pelo seu trabalho. Tenho um carinho muito especial por BH e esta homenagem representa o reconhecimento pelo nosso trabalho e militância. Sempre buscamos criar parcerias públicas que sejam voluntárias e participativas. Coletivamente é sempre possível acertar e fazer melhor”, defendeu.

O deputado reforçou ainda a necessidade de mudança na maneira como a gestão municipal dialoga com a população e os outros níveis de Governo. “Estou à disposição do partido e da sociedade para construirmos um programa que possa ser realmente democrático e participativo, resgatando o modelo adotado pelos governos Patrus e Pimentel. É lamentável ver hoje uma Belo Horizonte que avança lentamente e um Executivo Municipal que não sabe dialogar”, criticou Reginaldo, citando o abandono do projeto de expansão do Metrô como exemplo do descaso com a mobilidade urbana pela atual administração.

A atuação do parlamentar na cidade passa por várias vertentes: realizando dezenas de debates e audiências públicas em todas as regionais, lutando pela solução das grandes obras estruturantes e de mobilidade em BH e região metropolitana; pela ampliação da educação profissionalizante – como agora, para implantar a escola técnica federal no Barreiro e em Venda Nova. Na Grande BH, está à frente das articulações da implantação do Centro de Tecnologia e Manufatura Avançada no Vetor Norte. Lopes também apoia várias instituições de saúde da Capital Mineira, destinando emendas todos os anos.

A cerimônia teve ainda uma apresentação do Movimento Periferia Criativa, que deu um show misturando beatbox e hip hop. Uma das canções escolhidas foi “Bondosa”, da banda Tianastácia, que fala sobre a capital mineira. A música foi mixada com uma improvisação de hip hop pelo cantor Mano Bill, destacando o trabalho de Reginaldo Lopes e o momento político pelo qual o Brasil passa.

O deputado estadual, professor Neivaldo, lembrou que o homenageado tem uma atuação ampla por todo o estado e destacou seu envolvimento com pautas do Triângulo Mineiro. “Trata-se de uma forma de reconhecer sua atuação em favor de políticas públicas que beneficiam a capital mineira. Juventude, educação, o combate ao crack e à violência, o extermínio da juventude negra, inclusão social e direitos dos idosos estão entre as bandeiras prioritárias do mandato do Reginaldo”, destacou.

Outro representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) presente no evento, o deputado Cristiano Silveira lembrou a trajetória com Lopes, desde a época da luta pelos direitos dos jovens nos movimentos estudantis, passando pelo início da carreira política no interior e chegando às conquistas mais recentes. “Sou até suspeito de comentar sobre o Reginaldo, pois somos amigos de longa data.

Além de um grande companheiro, ele é um exemplo de político para o Brasil, num momento em que precisamos tanto de boas referências. Tenho certeza que muitas das pessoas presentes aqui o têm como inspiração”, disse.

Valéria Kemp, reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde o homenageado se formou, citou as contribuições de Lopes para o crescimento da instituição. “Tenho muito orgulho das conquistas de nossa universidade, que apesar de ser jovem tem apresentado uma trajetória de sucesso. Esses resultados positivos só foram possíveis por termos pessoas como o Reginaldo, que se preocupam e têm consciência da importância da educação para nosso país”, ressaltou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, foi um dos líderes do Governo de Minas a prestigiarem o evento. “Tenho lutado ao lado de Reginaldo por muitos anos e sei do caráter deste homem. Certamente, BH recebe um ilustre filho nesta noite”, comentou, relembrando alguns dos momentos do trabalho com o parlamentar.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também