Reginaldo Lopes entrega medalha do Mérito Legislativo em homenagem a Dom Phillips

Foto: Lula Marques

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), entregou hoje (7) a medalha Mérito Legislativo post mortem ao jornalista britânico Dom Phillips. Alessandra Sampaio, esposa de Dom Phillips, recebeu a honraria. O indigenista Bruno Pereira também foi indicado para receber a medalha pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em 5 de junho desde ano, Dom Phillips e Bruno Pereira foram brutalmente assassinados durante uma expedição pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil no Amazonas. Dom Phillips vivia no Brasil desde 2007 e escreveu sobre política, pobreza e desenvolvimento cultural no Brasil. O indigenista Bruno Pereira foi servidor público da Funai e era defensor dos direitos dos povos originários.

“Estamos homenageando os familiares de Dom Phillips, jornalista, ambientalista e indigenista e também do Bruno. Uma homenagem muito justa. Fizeram o bom combate, manifestaram suas preocupações com os povos originários, fizeram uma grande luta contra o desmatamento do nosso meio ambiente, da Amazônia”, reconheceu Reginaldo Lopes.

O líder reiterou que homenagem era um gesto de gratidão das bancadas do PT e do PSOL. Ele ainda reafirmou: “a gente vai fazer justiça e a luta desses dois grandes companheiros vai prevalecer viva no sentimento do povo brasileiro, e será expressa no Ministério dos Povos Originários, que o presidente Lula vai criar”.

O legado continua

Ao receber a medalha, Alessandra Sampaio ficou emocionada e disse que o reconhecimento dentro da Câmara Federal é fundamental para a preservação Amazônia e dos povos das florestas. “Eu acho que o legado do Dom e do Bruno é justamente conscientizar o máximo possível da importância da Amazônia para uma economia de futuro, com tecnologia da natureza. Uma das maiores riquezas que a gente tem no Brasil, não tenho a menor dúvida, é a Floresta Amazônica e seus povos”, destacou.

Clarisse Jabur, indigenista da Funai e amiga de Bruno, recebeu a honraria em nome da família. Clarisse espera que a luta pelos direitos dos povos originários continue viva. “Esse prêmio é importante para visibilizar a luta dele e de todos os indigenistas do Brasil. É o reconhecimento pela sua coragem, pela luta, além de todas as dificuldades, em defender os direitos dos índios até o final. Que no nosso futuro a luta dele continue viva”.

Café de manhã

Antes da sessão solene, a Liderança do PT recebeu Alessandra Sampaio e a Clarisse Jabur para um café da manhã com os deputados Reginaldo Lopes e Airton Faleiro (PT-PA), ambientalistas e defensores da causa indígena, para debater formas de dar continuidade à luta dos indigenistas.

Foto: Lula Marques

Reginaldo Lopes afirmou que a PEC do Bolsa Família, que deve ser aprovada ainda neste mês, garante recursos para o governo federal retomar os trabalhos de proteção da Amazônia e das terras indígenas. E reafirmou a criação do Ministério dos Povos Originários.

Os parlamentares também agradeceram o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que garantiram a presença de Alessandra na sessão solene.

Júlio Lancellotti

O deputado Odair Cunha (PT-MG) também entregou a medalha Mérito Legislativo aos representantes do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do padre Júlio Lancellotti.

Foto: Lula Marques

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também