Reginaldo Lopes é o novo líder do PT na Câmara

Novo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG) e o ex-líder, deputado Bohn Gass (RS) - Foto: Lula Marques

O deputado federal Reginaldo Lopes (MG) foi eleito hoje (20) novo líder do PT na Câmara para o ano legislativo de 2022, sucedendo ao deputado Elvino Bohn Gass (RS), que ocupou a Liderança neste ano. A eleição de Reginaldo foi por aclamação de toda bancada petista. Com 48 anos, ele é o parlamentar mais jovem a assumir o cargo de líder do PT.

Ele agradeceu pelo apoio recebido da bancada e declarou que vai assumir o cargo para dar sequência à “resistência contra o projeto de destruição do País” levado a cabo pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro. E acrescentou: “E com a esperança de construir uma transição de volta para democracia e do cuidado com a nossa gente, que só é possível com Lula presidente”.

Compromisso social e partidário

O ex-líder Bohn Gass saudou Reginaldo e destacou sua capacidade para comandar a maior bancada de oposição num ano estratégico, de eleições presidenciais, em que o desafio principal é tirar do Palácio do Planalto o ex-capitão e seu projeto de destruição de direitos sociais e trabalhistas e geração de miséria, fome e aniquilamento ambiental

“Reginaldo tem história de compromisso social e partidário, experiência, grande capacidade de articulação. Estaremos bem liderados”, afirmou Bohn Gass.

Reginaldo Lopes disse que sua atuação será em torno de três eixos centrais: resistência contra o governo Bolsonaro e os retrocessos impulsionados pelo governo militar; construção de programas inovadores que ajudem a preparar o Brasil para desafios atuais em um eventual governo Lula a partir de 2023, e organização da transição a partir do ano que vem, já que considera a eleição do ex-presidente como certa.

O parlamentar mineiro disse que os 53 integrantes da Bancada terão em 2022 o desafio de continuar resistindo contra o governo Bolsonaro. Ele elogiou o papel de Bohn Gass como líder ao longo de 2021, com a unidade da bancada contra a máquina destruidora de direitos criada por Bolsonaro. Apontou que o PT, junto com outros partidos de oposição, foi fundamental para evitar inúmeros retrocessos, como a Reforma Administrativa (PEC 32) e mudanças antidemocráticas da legislação eleitoral. “A bancada lutou contra o racismo e a violência política e de gênero e teve papel estratégico na defesa dos recursos para a educação”, acrescentou.

 

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – Foto: Lula Marques

Biografia

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes nasceu no dia 2 de abril de 1973, em Bom Sucesso, Minas Gerais. Filho de trabalhadores rurais, o quarto em uma família de sete irmãos, começou a trabalhar ainda cedo, vendendo picolé e, posteriormente, em uma padaria. Ele é economista, formado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)  e exerce seu quinto mandato como deputado federal pelo PT de Minas Gerais.

É autor do projeto que deu origem à Lei de Acesso à Informação, um dos mais importantes instrumentos de enfrentamento à corrupção, e da Lei 14.128/2021, que garante indenização aos trabalhadores da saúde que não puderem mais trabalhar em razão da Covid, ou às suas famílias, em caso de morte.

Hoje, é um dos parlamentares mais influentes do Congresso, segundo o DIAP, e foi considerado um deputado “Amigo da Educação”, pela Unesco. Entre as suas muitas ações nessa área, estão o Estatuto da Juventude e a relatoria do novo Fies. Foi idealizador e presidente da primeira comissão que tratou de políticas públicas para as juventudes na história do Congresso Nacional e atualmente preside e coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais.

Reginaldo criou e presidiu a CPI de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres, que apresentou uma série de projetos para mudar o atual sistema de segurança pública e todo o caminho penal no Brasil, lutando contra o racismo estrutural e fazendo o Congresso Nacional reconhecer sua existência.

Ele tem se dedicado a discutir um novo modelo econômico e tributário para o Brasil. Apresentou projeto para a criação de uma Renda Básica Universal, pelo Imposto sobre grandes fortunas, pela taxação de lucros e dividendos e pela correção da tabela de Imposto de Renda.

Recentemente, passou a coordenar a implementação do Fundo Municipal de Empreendimento Coletivo, Qualificação e Inserção Profissional (FMEC), para ajudar a transformar os municípios em uma incubadora de investimentos, que gerem emprego, renda, riqueza, desenvolvimento e mais sustentabilidade. A saúde animal também é uma preocupação do seu mandato, tendo apresentado projeto para criar o SUS Animal, garantindo universalização do acesso e do atendimento aos animais de companhia.

Em março de 2020, no início da pandemia, apresentou uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro pela condução criminosa da crise sanitária. A peça recebe até hoje novos fatos, crimes e denúncias e jamais foi arquivada. Chegou a ser enviada à Procuradoria-geral da República e tem o poder de afastar o presidente, ou até mesmo causar a perda de mandato por crimes de responsabilidade, contra a saúde pública e de prevaricação.

Lidera um mandato popular, humanista e participativo, responsável por muitas conquistas por meio de emendas parlamentares, leis e votos sempre para defender o povo, Minas Gerais e o Brasil.

 

Redação PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também