Reforma administrativa vai modernizar gestão pública, defende Décio Lima

DecioLima24022015

O deputado Décio Lima (PT-SC) afirmou, durante pronunciamento no plenário da Câmara, que a reforma administrativa que será apresentada pela presidenta Dilma terá como objetivo a redução dos gastos, além do aperfeiçoamento dos trabalhos e a modernização da gestão pública brasileira. Ao parabenizar a presidenta pela iniciativa, o parlamentar disse que as medidas são necessárias para enfrentar os reflexos no Brasil das turbulências econômicas internacionais.

“O mundo vive incertezas em relação à economia, ainda não é certo se estamos vivendo um aprofundamento da crise de 2008 ou se estamos vendo uma nova crise agravada do capitalismo global”, disse. A Presidenta deverá apresentar uma proposta de reforma administrativa até o final do mês de setembro.

Uma das diretrizes da reforma, informou, é a redução no número de ministérios. As outras, segundo Décio Lima, apontam para a racionalização da máquina pública com a redução de secretarias dentro dos ministérios; divisões dentro de órgãos públicos, ou mesmo a fusão entre eles. Com este novo desenho administrativo “a estimativa é reduzir mil cargos de confiança”, previu.

O parlamentar catarinense destacou ainda que as medidas envolvem a redução de gastos para a manutenção da estrutura administrativa- a exemplo do consumo de água e luz- além do aperfeiçoamento da gestão do patrimônio da União, com lançamento de um programa que vai fazer gradualmente a venda de imóveis que não são prioritários.

Para o deputado Décio Lima, com as medidas, a Presidenta Dilma “cria antídotos para combater a crise capitalista internacional que, infelizmente, não tem projeções de término em curto prazo”. Sobre a crise, o petista lembrou que nesta semana a Bolsa de Xangai (China) chegou a cair 8,64%, maior queda desde 2007. Lembrou ainda que o principal índice europeu de ações (FTSEurofirst 300) caiu no início dessa semana 5,44% e perdeu cerca de 450 bilhões de euros, o que corresponde no Brasil a R$ 1,8 trilhão de reais em valor de mercado.

Héber Carvalho

Foto: Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também