PT vai recorrer contra cassação arbitrária do mandato de vereadora do partido que denunciou nazismo no Sul, anuncia Gleisi

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR),  anunciou hoje, pelas redes sociais, que o partido irá recorrer contra a cassação arbitrária do mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT), de São Miguel do Oeste (SC). A votação foi realizada na madrugada deste sábado (4) na Câmara Municipal da cidade. O placar foi de 10 votos favoráveis – todos de homens – à perda do mandato e apenas um contrário – o da própria vereadora alvo do processo.

Ela foi cassada sob alegação de que teria quebrado o decoro parlamentar ao denunciar, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, em novembro do ano passado, uma manifestação em que os participantes fazem um gesto nazista em frente à base do Exército de São Miguel do Oeste. O registro é de 2 de novembro de 2022. As imagens mostram pessoas cantando o hino nacional com o braço direito estendido à frente, como faziam os nazistas seguidores de Adolf Hitler.

Gleisi, junto com o Renato Simões, secretário Nacional de Direitos Humanos do PT, divulgou neste sábado (4) uma nota de solidariedade à vereadora na qual afirmam que a apuração dos inquéritos a ser feita pelo Supremo Tribunal Federal  “mostrará quem são os criminosos de São Miguel D’Oeste, suas conexões políticas e empresariais, e que vereadores de fato transgrediram o decoro parlamentar nesses meses de golpismo e conspiração”.  E acrescentam: “Nazismo é crime! Não ficará impune! Maria Tereza, continue contando conosco em sua luta. Ela será vitoriosa!”

Leia a íntegra da nota:

“O PT manifesta novamente sua total solidariedade à vereadora Maria Tereza Capra, do PT de São Miguel D’Oeste, vítima de um processo ilegal e ilegítimo de cassação de seu mandato popular consumado ontem pela maioria da Câmara Municipal desse Município.

Para esconder os próprios crimes, a direita de São Miguel D’Oeste, SC, vexame internacional pela militância neonazista, cassa a vereadora petista num festival de cinismo e hipocrisia.

Nesse tribunal de arbítrio, movido pelos que patrocinam atos antidemocráticos golpistas e acobertam células neonazistas ativas no município, a vereadora Maria Tereza Capra defendeu com dignidade e coragem seu mandato e sua trajetória de defesa dos direitos humanos e da luta das mulheres e da classe trabalhadora.

Nesta semana, a companheira Maria Tereza foi incluída no programa de proteção de defensores e defensoras de Direitos Humanos em razão das graves ameaças que ela, familiares e assessoria receberam ao longo dos meses que nos separam daquele ultrajante ato de saudação nazista à bandeira brasileira em frente ao Quartel da guarnição do Exército em São Miguel D’Oeste. Foi recebida em quatro ministérios, por parlamentares e dirigentes partidários. Essa decisão não ficará assim!

A apuração dos inquéritos no STF mostrará quem são os criminosos de São Miguel D’Oeste, suas conexões políticas e empresariais, e que vereadores de fato transgrediram o decoro parlamentar nesses meses de golpismo e conspiração. Nazismo é crime! Não ficará impune! Maria Tereza, continue contando conosco em sua luta. Ela será vitoriosa!

Brasília, 4 de fevereiro de 2023

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Secretaria Nacional de Direitos Humanos
Renato Simões – Secretário”

 

Redação PT na Câmara, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também