PT rechaça sanções dos EUA a Cuba e exige livre acesso do país a medicamentos

Em Nota oficial divulgada neste domingo (12), o Partido dos Trabalhadores repudia as sanções impostas a Cuba pelos EUA. Para o PT, o bloqueio é ainda mais grave e cruel neste momento de pandemia. O partido se une as demais vozes mundiais para exigir o acesso do país a medicamentos, equipamentos e materiais necessários para enfrentar o Covid-19.

“O enfrentamento desta pandemia necessita da união de todos os povos e nações do mundo. O governo cubano mais uma vez deu um exemplo de sua solidariedade ao enviar as conhecidas Brigadas Médicas para ajudar a combater a epidemia em vários países que solicitaram, incluindo a Itália e os territórios ultramarinos franceses na América”, diz trecho da nota.

Veja a íntegra da nota:

Livre acesso cubano aos recursos para combater a epidemia de Covid-19

O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta seu profundo rechaço as sanções impostas a Cuba pelos Estados Unidos da América, constantemente condenadas pela ONU e diversos organismos internacionais de Direitos Humanos.

Há décadas estas sanções impedem o pleno desenvolvimento social e econômico deste país irmão e oneram a capacidade cubana de importar bens de quaisquer outras nações, inclusive por seu criminoso caráter extraterritorial, que também penaliza as companhias que não sejam estadunidenses.

O bloqueio se mostra ainda mais grave e cruel neste momento de pandemia de Covid-19 ao impedir o acesso do país a medicamentos, equipamentos e materiais necessários para enfrentá-la. Dificulta inclusive a chegada de doações ao país.

O enfrentamento desta pandemia necessita da união de todos os povos e nações do mundo. O governo cubano mais uma vez deu um exemplo de sua solidariedade ao enviar as conhecidas Brigadas Médicas para ajudar a combater a epidemia em vários países que solicitaram, incluindo a Itália e os territórios ultramarinos franceses na América.

Ante o exposto, o PT se une a várias vozes mundiais contra este bloqueio e demanda que seja permitido o livre acesso de Cuba a mercadorias de primeira necessidade, alimentos e medicamentos.

Comissão Executiva Nacional

12 de abril de 2020

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também